Seminários de Dança da FURB - Dança, Diversidade e Inclusão
Por eventos_ruan [Seg, 10/04/2023 - 10:29 ]
A FURB, através do Curso de Licenciatura em Dança e Departamento de Artes, com apoio da Divisão de Cultura, convida a comunidade para os Seminários de Dança da FURB - Dança, Diversidade e Inclusão, que acontecem de 10 a 13 de Abril, na Sala S-113, localizada no Câmpus 1 da universidade.
A proposta está integrada à programação "Abril pra Dança", originada a partir dos diálogos da Setorial de Dança do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau, e conta com várias atividades, entre as quais: - Seminários de Dança da FURB, SESC em Dança, Tanz in Blumenau, realização da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - AFG, e ADHERING em Dança.
Com a intenção de promover a integração, o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos e técnicas em dança de diferentes segmentos existentes no munícipio de Blumenau, a FURB foi convidada para iniciar a programação com os seminários temáticos. Os seminários são considerados como uma metodologia de estudo que possibilita novas idéias, novos questionamentos e novas perspectivas de pesquisas para os participantes. O objetivo do seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, tema, contexto, etc.
Entre os dias 10 e 13 de Abril de 2023 os "Seminários de Dança da FURB - Dança, Diversidade e Inclusão", com mesas temáticas, espetáculos de danças e oficinas para a comunidade interna e externa. Confira a programação:
1º dia: 10/04 (segunda-feira)
Mediação: Prof. Carol Valderramas
18h30 – Boas-vindas do colegiado de dança
19h – Espetáculo “Cabeça de Porco” (contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio a Cultura)
20h30 – Roda de conversa: “Dança e territórios: processos de criação”
2º dia: 11/04 (terça-feira)
Mediação: Prof. Ivana Vitoria Deeke Fuhrmann
18h30 – Processos e reflexões sobre o Espetáculo “Entre”, produzido por egressos do curso de licenciatura em dança) da FURB
20h30 – Roda de conversa: “Paradigmas e Realidades da Inclusão na Dança”
3º dia: 12/04 (quarta-feira)
Mediação: Prof. Ligia Maria Louduvino Martins
18h30 – Abertura com acadêmicos de consciência corporal + Espetáculo “Flamenco e Natureza”
19h30 – Roda de conversa: “Mulheres na dança: diálogos da vida real”
20h30 – Apresentação ADHering em Dança “Linha de Produção”
21h – Curta Metragem “Tempo ao Tempo”
4º dia: 13/04 (quinta-feira)
Mediação: Prof. Dr. Jessé Cruz
18h30 – Abertura com acadêmicos da Disciplina Danças Populares
19h00 – Palestra: "Saias de Axé: giro sagrado das mulheres do Candomblé"
20h15 – Espetáculo "BORIGRAFIA"
20h45 – Roda de conversa: "Cultura popular e as Artes da cena"
Os Seminários buscam fortalecer a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, ao trazer docentes, estudantes em processo de formação, para debater o fazer dança em Blumenau, bem como estar aberto à participação da comunidade nos seminários (mesas, e oficinas) e ofertar atividades para comunidade externa através do projeto de extensão "Grupos de Danças da FURB"
O “Abril pra Dança” é resultado de uma articulação conjunta da Setorial de Dança do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau, com apoio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, em parceria com a FURB, Sesc, Associação dos Grupos Folclóricos do Médio Vale (AFG), Associação Desportiva da Hering (ADHering) e Inarti - Instituto de Artes Integradas de Blumenau.
As atividades dos Seminários de Dança da FURB - Dança, Diversidade e Inclusão são gratuitas e abertas a comunidade. Estudantes da FURB recebem horas de AACC pela participação nas atividades.
Informações: cultura@furb.br ou Prof. Ligia Maria Louduvino Martins através do lmlmartins@furb.br
