Colaboratório reúne ideias e desafios para 2021
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [03/12/2020] [16 h21]
A Universidade Regional de Blumenau colocou no ar o Colaboratório FURB, uma plataforma digital que funciona como uma rede integrada de inovação entre a Universidade, startups, empresas e governo. O coordenador da Agência de Inovação Tecnológica da FURB (AGIT), Vinicyus Rodolfo Wiggers, um dos responsáveis pelo projeto, destaca que o Colab é um programa que pretende aumentar e fortalecer a interação entre a Universidade e diversos setores da sociedade. “Ele visa de alguma maneira aumentar o interesse de alunos de graduação e de empresas em desenvolverem trabalhos em conjunto”.
A partir do cadastramento de problemas reais na plataforma, um banco de ideias e desafios será criado. Com isso, acadêmicos e professores poderão selecionar demandas da região para realizar estudos e pesquisas e desenvolver soluções sustentáveis durante uma disciplina, em trabalhos de conclusão de curso ou ainda em projetos de extensão e iniciação científica. Além disso, algumas estratégias novas estão surgindo, como o TCC inovador e o estágio modelo, em que os melhores trabalhos serão premiados por uma banca externa.
Outra ferramenta que poderá ser utilizada no Colaboratório é o PIBITI Empresas, edital que está no ar desde 2019 e que tem entre seus objetivos envolver estudantes de graduação em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação em conjunto com empresas.
Dia do Desafio
Além disso, a ideia é que em abril do ano que vem aconteça o dia do desafio, evento em que empresários e parceiros serão convidados a irem até a FURB apresentarem suas ideias e problemas, criando uma trilha de inovação.
O diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck, que também é um dos responsáveis pelo projeto, dá mais detalhes. “A ideia é justamente essa, que esse empresário proponente ou a empresa possa ser coorientador desse processo. E o mais interessante, o aluno aprender com mais informações, com mais contato com a realidade para que essa solução passe a impactar na cadeia produtiva”.
A FURB TV fez uma reportagem completa sobre o assunto e traz mais detalhes sobre o Colaboratório. A matéria pode ser acessada no link abaixo ou no YouTube, em www.youtube.com/furbtv.