Egressa do PPGAd conquista bolsa de estudos na Irlanda

Egressa do PPGAd conquista bolsa de estudos na Irlanda

Foto: CMC

Acadêmica e pesquisadora egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a mestre em Administração Stephanie Tonn Goulart Moura conquistou uma bolsa de estudos para realizar seu doutorado no Departamento de Gestão e Marketing da University College Cork, na Irlanda. 
 
Sua linha de pesquisa é na área de estratégia internacional em mercados emergentes, como o Brasil. Ela conta que sempre se identificou com a área de administração e negócios, mas que apenas em seu Mestrado na FURB foi apresentada às pesquisas em negócios internacionais, por meio de seu orientador, professor Dr. Christian Daniel Falaster. 
“No início foi um desafio bem grande, me adaptar a pesquisa em uma área totalmente nova para mim. Mas não demorou muito para eu me apaixonar pela área de estratégia internacional e cogitar estender minha pesquisa para um doutorado”, explica Stephanie.
 
A partir do primeiro semestre de 2021 até 2024, a pesquisadora seguirá com seus estudos sobre estratégias internacionais junto da University College Cork e do grupo de pesquisas sobre estratégias globais. Stephanie relata que está muito feliz com a oportunidade de se dedicar inteiramente ao que acredita e ao seu sonho.
 
Trajetória no PPGAd
 
Com graduação em Administração e Processos Gerenciais, Stephanie Moura iniciou o Mestrado em Administração em 2018, no PPGAd FURB e logo decidiu qual seria a temática de sua dissertação de mestrado, “Capacidade Absortiva e o Desempenho Financeiro Pós- Aquisição Internacional”. A pesquisadora relata que no primeiro ano do mestrado já foi desafiada pelo seu orientador, Christian Falaster, a submeter um artigo para o maior evento de administração do Brasil, o EnAnpad. O artigo foi aceito pelo evento, e ao final do ano já estava inclusive submetido na revista de negócios internacionais da ESPM, a Internext.
 
Depois dessa primeira experiência a acadêmica se dedicou ainda mais às suas pesquisas na área e publicou diversos artigos sobre estratégia internacional em mercados emergentes. “Pesquisar um tema tão relevante para a nossa economia e o nosso país, me deixa muito feliz”, afirma Stephanie.
 
O professor Dr. Christian Falaster, orientador da dissertação de mestrado de Stephanie, afirma que a pesquisadora sempre busca ir além do esperado, e que surpreende com sua capacidade de buscar soluções para os problemas teóricos e empíricos que encontra. “No trabalho de mestrado da Stephanie, nós investigamos como alguns aspectos relacionados à tecnologia das empresas brasileiras poderiam ajudá-las a ter um desempenho melhor no exterior. Na minha opinião, é um projeto muito importante não apenas para a teoria mas muito mais para a prática”, comenta o orientador.