Estudantes de Publicidade e Propaganda lançam JOB 35

Estudantes de Publicidade e Propaganda lançam JOB 35

Foto: CMC

A tecnologia ajudou os estudantes da 6ª fase do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) a superarem os obstáculos e produzirem a 35ª edição da revista JOB, que discute os efeitos de tragédias e pandemias na área da comunicação ao longo da história. O projeto resultou em uma edição física e uma versão online do conteúdo. 
 
Sob orientação do professor Leandro Werner, a revista é desenvolvida inteiramente pelos estudantes, que se agrupam em quatro frentes de trabalho para dar conta do desafio e experienciar grandes áreas da publicidade. Cada edição enfrenta seus próprios desafios, mas a pandemia de COVID-19 impôs novos obstáculos na rotina de desenvolvimento do projeto.  
 
O processo de co-criação foi totalmente online, de maneira que o tempo precisou ser muito bem aproveitado, para evitar erros, conforme relato o professor. A venda de anúncios, em um momento tão delicado da economia regional, também foi um desafio, “mas os alunos e os anunciantes acreditaram bastante no projeto e conseguimos viabilizar o material. Tivemos obstáculos, e muitos, mas os alunos foram espetaculares, se superaram em todos os níveis”, avalia Leandro Werner, professor da disciplina de Planejamento Visual e Produção Gráfica Publicitária em que se desenvolve o projeto da revista. 
 
A estudante Nicolle Campos, líder da equipe de planejamento da JOB 35, comenta que o choque da transição do presencial para o remoto não foi fácil, mas os desafios enriqueceram a formação: "A gente não podia parar e não podia desanimar. Foi realmente muito difícil. Eu acredito que, para a turma toda, lidar com isso, ter que se adaptar, ter que buscar soluções alternativas para alguma coisa, tudo isso enriqueceu muito o trabalho", avalia Nicolle. 
 
O uso de plataformas digitais possibilitou que os estudantes continuassem o trabalho durante o período de isolamento. Semanalmente se reuniam por meio de vídeo-chamadas para atualizar os andamentos e produziam em tempo real pela internet, o que contribuiu, de acordo com Nicolle, para um processo mais objetivo e focado na realização das tarefas.  
 
Com tiragem semestral, um dos desafios da revista JOB é a viabilidade do projeto que resulta na impressão do material. A necessidade de investimento foi um obstáculo ainda maior por conta da pandemia e todas as equipes realizaram um esforço conjunto parando suas atividades específicas e focando em encontrar empresas dispostas a patrocinar a revista. “Sempre é um stress, independente do cenário. Mas, agora, foi obviamente muito mais complicado conseguir anunciantes para a revista, o que, no final das contas, a gente conseguiu ", analisa a estudante. 
 
Quanto ao resultado, segundo o professor Leandro Werner, a sensação é de “superação e vitória” em uma experiência que trouxe muitos aprendizados. “O maior aprendizado que fica é que realmente é possível, por mais dificultoso que seja o desafio, fazer um projeto tão incrível como a Job! em meio a uma pandemia”, afirma o professor. 
 
A estudante Nicolle se diz orgulhosa da nova edição, "por tudo o que a gente passou e por ter visto a nossa turma realmente disposta a fazer acontecer, todo mundo se esforçou muito para fazer a JOB 35 chegar onde chegou. É muito gratificante ver que deu certo", afirma a estudante. 
 
Além da edição física, a JOB 35 pode ser acessada digitalmente em uma versão com conteúdos adicionais. Acesse aqui a nova edição da JOB