Congresso internacional discute trabalho e pandemia

Congresso internacional discute trabalho e pandemia

Foto: CMC

Com a participação de professores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) iniciou nesta quarta-feira, 11 de novembro, o  XI Congresso Latinoamericano de Direito Material e Processual do Trabalho, organizado pelo Programa de Pós Graduação em Direito da PUC/MG, em parceria com o Grupo de Pesquisa RED – Retrabalhando o Direito, com o Programa de Pós Graduação da Universidade de Brasília – UNB, o grupo de pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania, com o Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o com o grupo de pesquisa Trabalho e Dignidade, Constituição e Transnacionalização. 
 
Online e sediado pela PUC/MG, o Congresso tem como tema central “COVID-19 e o mundo do trabalho: 2020 em retrospectiva e perspectivas” e ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, com a participação de acadêmicos, advogados especializados, membros do Ministério Público do Trabalho e Magistratura do Trabalho. 
 
Na manhã desta quarta-feira, o painel de abertura, às 9 horas da manhã, discutiu “Gênero, Etnia e Pobreza no Mundo do Trabalho Pandêmico” e às 11 horas, com a participação do professor da FURB, Dr. Tarcísio Wickert, o segundo painel abordou os “Discursos Forjados na Pandemia”. Na quinta-feira, 12 de novembro, a professora Dra. Elsa Bevian participa do painel  “Desafios à Saúde Mental e à Proteção ao Trabalho”, às 9 horas da manhã.  
 
No período da tarde serão realizadas oficinas com a leitura e crítica dos artigos inscritos ao congresso e que resultarão em livro. O inscrito terá seu resumo lido pelos coordenadores da oficina e discutido pelos participantes das oficinas online, que terão como temáticas Gênero, Etnia e Pobreza no Trabalho na Era Uber, dia 11, das 14h às 18h e dia 12, no mesmo horário, O O Futuro do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho. 
 
Após o Congresso será necessário o envio dos artigos, com a incorporação das críticas e considerações oriundas dos debates realizados nas oficinas de artigos, até 15 de janeiro de 2021. Os artigos aprovados e selecionados serão publicados no livro do Congresso pelo método double blind review, por pareceristas indicados pelos coordenadores do evento, entre eles os professores da FURB, Elsa Cristine Bevian e Tarcísio Wickert.