FURB presente em evento sobre Extensão Universitária no Sul

FURB presente em evento sobre Extensão Universitária no Sul

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) participará da 38ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) com a apresentação de 11 trabalhos de extensão. Com o tema “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”, o evento reúne extensionistas de diferentes áreas do conhecimento para acompanhar as mesas redondas, fóruns e apresentações orais de trabalhos, entre os dias 17 e 19 de novembro.
 
Organizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o SEURS pretende fortalecer a prática extensionista e promover, discutir e disseminar a extensão universitária através do intercâmbio e da troca de experiências entre extensionistas, a comunidade e as instituições públicas de ensino superior dos estados do Sul do Brasil. Marilda Angioni, chefe da Divisão de Apoio à Extensão, explica que a realização virtual do SEURS é uma ótima oportunidade para que extensionistas que não puderam participar das edições anteriores, que foram presenciais, possam compartilhar suas ações e projetos.
 
Apresentações orais
 
Entre os 11 trabalhos aprovados pela 38ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), quatro são de projetos e ações realizadas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB). Eles levarão para o evento experiências obtidas no ano de 2019, como os trabalhos realizados com a Associação ENLOUCRESCER, que reuniu o teatro e a Economia Solidária ao processo de reabilitação psicossocial, e a Associação AUFASAM, em que os associados utilizaram a música e seus benefícios para fortalecer os processos de reabilitação. 
 
Outro trabalho apresentará as ações do Comitê Solidariedade, que arrecadaram alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de recursos financeiros, para auxiliar e fomentar a prática da Economia Solidária, muito afetada pela crise causada pelo coronavírus. De acordo com o professor e extensionista Jailson Hinkel, mais de 150 famílias receberam o auxílio do Comitê até agora.
 
O trabalho “Sistematização das ações realizadas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (ITCP-FURB)”, fruto de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo acadêmico Guilherme Kopsch, orientado pelo professor Jailson Hinkel, apresentará os resultados dos últimos seis anos de atuação da Incubadora.
 
Conforme os dados divulgados pela pesquisa, nesses seis anos foram oferecidas 1422 oficinas, 564 horas de minicursos, 13 visitas técnicas e 886 reuniões com empreendimentos de Economia Solidária, além das 128 feiras de economia solidária. Passaram pelos projetos 54 estudantes e 14 professores e foram incubados 14 empreendimentos de Economia Solidária.
 
Extensão na FURB
 
Atendendo Blumenau e cidades vizinhas, a FURB desenvolve programas e projetos em diversas áreas e com diferentes propostas, que alcançam, aproximadamente, 700 mil habitantes. Atualmente, a FURB realiza 95 ações contínuas de extensão, envolvendo 89 professores e cerca de 800 estudantes. Em 2019, a Universidade de Blumenau investiu recursos próprios de mais de 1,3 milhão de reais em ações de extensão. Parcerias com o Governo do Estado de Santa Catarina, com o CNPq, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com as prefeituras e fundações da região e com oTribunal de Justiça do Estado e Ministério da Justiça complementam os recursos investidos anualmente.