Pesquisadores criam embalagem inteligente com jabuticaba
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [04/11/2020] [15 h47]
Desenvolvida no Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) pelos pesquisadores do Grupo de Engenharia Bioquímica e Alimentos (GENBIA), a embalagem inteligente feita com casca de jabuticaba é uma alternativa que ajuda no controle da validade dos alimentos.
De acordo com os pesquisadores Tuany Gabriela Hoffmann, Carolina Krebs de Souza e Daniel Peters Amaral, com o passar do tempo os alimentos vão chegando ao fim de sua vida útil e seu pH acaba sendo alterado, ficando mais ácido ou básico. É esta alteração que faz com que a embalagem inteligente mude sua coloração e alerte os consumidores para a característica do alimento.
Tuany explica que a partir de uma extensa pesquisa, o grupo verificou que a antocianina, um corante à base de plantas, é sensível à variação de pH, e a partir disso começaram a desenvolver um filme sensor de pH com base nas antocianinas presentes na jabuticaba. “Essa propriedade da antocianina, de mudar de cor conforme a variação do pH, tem grande potencial na aplicação em embalagens de alimentos, porque muitos, quando estão estragando, têm seu pH alterado”, explica a pesquisadora. Os resultados da pesquisa demonstraram que o filme possui um desempenho notável como um indicador de qualidade visual dos alimentos.
No mercado existem também outros tipos de embalagens inteligentes inovadoras, entre elas as termocrômicas, que alteram sua coloração com a mudança de temperatura, e aquelas que indicam a maturação dos alimentos, alterando também a coloração conforme o amadurecimento.
A pesquisadora Tuany explica, entretanto, que “além da embalagem ter sido feita com um fruto nacional, ela também foi feita com base em ingredientes biodegradáveis, como o amido, o glicerol e a água”. Atualmente o Grupo de Engenharia Bioquímica e Alimentos (GENBIA) também está trabalhando no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis e ativas, que interagem com o alimento, prolongando sua validade.