Pesquisa visa identificar o perfil da população idosa de Blumenau, dados começaram a ser coletados pela FURB
Por Jornalismo [23/10/2023] [16 h10]
Identificar as demandas da população idosa e propor estratégias e ações de atendimento às suas necessidades é o objetivo do Diagnóstico Social da Pessoa Idosa de Blumenau que começou a ser realizado neste sábado, 21 de outubro, com a capacitação dos entrevistadores. A pesquisa técnica científica que está sendo executada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e visa subsidiar o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e as instâncias governamentais na formulação, aprimoramento e efetivação dos serviços e programas das políticas públicas municipais, contribuindo para a melhoria e qualidade no atendimento à população idosa de Blumenau.
Serão entrevistados 1.094 idosos nos 35 bairros da cidade, contemplando 3% da população idosa total do município. Segundo o coordenador do projeto, Fábio Matos, professor da FURB, cerca de 100 estudantes bolsistas estão envolvidos na pesquisa. “Eles realizarão estas entrevistas entre os dias 21 de outubro a 19 de novembro de 2023. Além disso, a pesquisa também será realizada com idosos institucionalizados em 31 instituições de longa permanência para idosos”, explica Fábio.

A equipe está coletando dados referentes aos direitos fundamentais previstos no Estatuto do Idoso: Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Alimentação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Profissionalização; Previdência Social, Assistência Social, Habitação e Transporte. E, também, dados sobre o Perfil Socioeconômico, para identificar as desigualdades sociais entre as diferentes regiões do município.
Os entrevistadores estarão identificados com camisetas e crachás. Os resultados serão tratados entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 e a apresentação final dos resultados será em abril de 2024.
Além de Fábio, outros professores da Universidade de Blumenau estão envolvidos no projeto, são eles: Cleide Gesele, do Departamento de Serviço Social; Josué de Sousa, do Departamento de Ciências Sociais; Lauren Gomes, do Departamento de Psicologia; Nazareno Schmoeller, do Departamento de Economia; Aurélio Hoppe, do Departamento de Ciências da Computação e Henriete Damm, do Departamento de Matemática.
O investimento da Prefeitura de Blumenau é de aproximadamente R$ 290 mil, feito por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI).