Núcleo de Prática Jurídica firma convênio com OSBLU
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [11/09/2020] [17 h23]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) por meio do seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), firmou convênio de cooperação técnico-científica com Observatório Social do Brasil (OSBLU) em Blumenau. A parceria tem o objetivo de fomentar atividades e ações diferenciadas aos acadêmicos do curso de Direito, em especial na disciplina de Prática de Direito Administrativo, com aprendizagens ativas na análise de licitações do Município de Blumenau.
O projeto piloto iniciou em 2019, e agora poderá ser ampliado com ações em todas as disciplinas do curso de Direito, além de viabilizar atividades na Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.
Com a implementação do novo currículo do curso de Direito, em 2021, tanto as atividades práticas quanto teóricas do curso poderão realizar projetos de ensino e extensão em todas as demandas do Observatório que contribuam com a formação profissional dos estudantes. “A ampla formação prática é uma necessidade do futuro jurista e temos nos empenhado para que o NPJ da FURB seja destaque em aprendizagens diferenciadas na região de Blumenau”, destaca a professora Dra. Giselle Marie Krepsky, coordenadora do NPJ da Universidade.
Segundo o presidente do Observatório, advogado Christian Marlon Panini de Carvalho, o OSBLU tem metodologias e dados referentes aos programas de qualidade na aplicação de recursos públicos, cidadania fiscal e gestão pública com a observação nos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. “Também serão objeto do Observatório ações na área da chamada Compliance, responsável por certificar que colaboradores e executivos estão agindo em conformidade com a legislação do País e os códigos de ética da empresa”, salienta o presidente.
O convênio poderá fomentar pesquisas no Mestrado em Direito da FURB, cuja área de concentração é em Direito Público. O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade, professor Feliciano Dias destaca que o convênio firmado possibilitará aos alunos e egressos do curso de Direito “o desenvolvimento de atividades nos processos de controle social da administração pública, com fundamental importância para ampliar a participação da sociedade nas questões locais, regionais e nacionais".
O convênio foi assinado no dia 9 de setembro, pelo presidente do OSBLU, pelo diretor do CCJ e pela coordenadora do NPJ. Mais sobre o OSBLU em osblu.org.br