Podcast PPerrengue conta experiências acadêmicas
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [24/08/2020] [19 h51]
A partir do dia 27 de agosto, o novo podcast PPerrengue, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) vai começar a compartilhar as experiências e desafios que os acadêmicos enfrentaram durante seu tempo como universitários e como foi participar dos diversos projetos do curso.
Fabrícia Durieux Zucco, professora e orientadora dos extensionistas do projeto Republika, a agência experimental do curso de Publicidade, conta que a ideia para o podcast surgiu em uma das reuniões de final de semestre com os alunos. “Começamos a conversar sobre aquela semana do lockdown, sobre o que eles fizeram, e cada um contou mais ou menos qual foi o seu pior momento, apesar de tudo, contaram histórias bem legais”, relata a professora.
O podcast foi pensado para que sirva de experiência para os alunos que vão começar os novos semestres. Fabrícia afirma ainda que o PPerrengue servirá “para a gente lembrar disso daqui alguns anos, ter esse relato momentâneo, e para ver com outros olhos, e com outras maneiras de criar, de se reinventar, que também dão certo”.
O PPerrengue é uma produção das acadêmicas Nicolle Rafaela Campos e Helena Furtado, extensionistas da Republika, com a colaboração de Ana Luiza Amorim, monitora do Laboratório de Áudio da FURB, e do acadêmico Vinícius Busnello, que vai narrar o podcast junto de Nicolle, fazendo um diálogo de acadêmicos para acadêmicos.
Cada episódio da série de podcasts reunirá convidados para falar sobre os projetos do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, como o Projeto Experimental, realizado no 7° semestre, o da Revista Job, no 6° semestre, o Projeto Focus e o Paper, realizados no 3° e 1° semestres, além dos projetos de extensão e eventos realizados pelo curso. O tema do primeiro episódio vai falar sobre os trabalhos de conclusão de curso (TCC).
“Para fazer jus ao nome do podcast, fazer ele acontecer também tinha que ser um perrengue”, brinca Nicolle. Ela explica que, com a impossibilidade de juntar os convidados e a equipe de produção no laboratório, foi solicitado que os áudios gravados pelos convidados fossem enviados às acadêmicas, evitando aglomerações. “A gente espera que logo possamos voltar ao Laboratório de Áudio, gravar e ter essa interação que faz tanta falta hoje”, comenta a acadêmica.
Os episódios podem ser ouvidos por toda a comunidade no perfil do Spotify do curso “ppfurb”.