Projeto realiza oficinas de bordado em fotografia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [06/08/2020] [16 h57]
Estão abertas as inscrições para as oficinas de bordado em fotografia Linhas da Memória, do projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB) “Cultura e Vida Social em Movimento”. O projeto desenvolve ações com o objetivo de contribuir para a compreensão, valorização, difusão e atualização de aspectos da cultura local e regional por meio de experiências educativas. Gratuitas e online, as oficinas serão divididas em quatro encontros, nos meses de agosto e setembro.
Na condução das oficinas, a coordenadora do projeto, professora Luciana Butzke explica que vai incentivar os participantes a exercitarem a criatividade e a liberdade do olhar, fazendo uma reflexão sobre a própria história, a da cidade de Blumenau e de toda a região. “Vamos revisitar o passado através das fotos e criar um novo presente com as linhas e agulhas”.
No primeiro encontro o foco será a discussão sobre a ligação dos participantes com o passado e com o espaço que habitam, seguida da seleção de uma foto, dos materiais que serão usados e de ideias para começar o processo criativo. “Vamos começar a primeira oficina falando dessa ligação que é individual, mas ao mesmo tempo coletiva e nos próximos encontros, abordar temas relacionados ao município e à região”, antecipa Luciana.
Com a pandemia as atividades do projeto tiveram de ser adaptadas, e ao invés de as oficinas ocorrerem de forma presencial, no Museu da Família Colonial de Blumenau, migraram para a web. Luciana conta que essas mudanças foram positivas, pois pessoas de outros lugares, como outras cidades de Santa Catarina e até de São Paulo e do Rio Grande do Sul puderam se inscrever. “Contamos com uma diversidade maior e isso é muito positivo para as nossas relações pessoais e para a reflexão sobre a nossa cultura”, afirma ela.
Além de despertar a criatividade e valorizar a cultura local, a coordenadora explica que as oficinas pretendem incentivar a geração de trabalho e renda, “algo alternativo ao artesanato que conhecemos em Blumenau”.
Apoio local
O projeto Cultura e Vida Social em Movimento, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), assim como as oficinas que serão oferecidas, tem o apoio de grandes empresas da região, como a Karsten (@karstenoficial) e Círculo (@circuloprodutos) que forneceram materiais e auxiliam na divulgação. O Ateliê Arte Vária (@artevariablumenau) participa como apoiador do projeto, com a consultoria artística.
Em função das oficinas adaptadas para a web os materiais fornecidos não serão utilizados nestas oficinas de bordado, e as atividades práticas serão realizadas com materiais caseiros. Luciana explica que já está trabalhando com a divulgação de bordados com materiais alternativos, como em papel, no Instagram do projeto @culturaevidasocial.
As oficinas Linhas da Memória ocorrem nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro, no período matutino, das 9h30 às 11h e nos dias 18 e 25 de agosto e 1º e 8 de setembro, no período vespertino, das 16h às 17h30.
São 30 vagas, 15 em cada horário, para que todos os participantes possam usar seus microfones e câmeras durante as oficinas. Logo após a inscrição será enviado um link para que o participante possa acessar as oficinas de seu celular ou computador.
A participação é gratuita e aberta a toda comunidade. Inscrições pelo link https://bit.ly/33ASnbU