Pesquisadoras da FURB criam bala de goma energética voltada a atletas e estudantes

Pesquisadoras da FURB criam bala de goma energética voltada a atletas e estudantes

Foto: FURB

Uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) resultou no desenvolvimento de uma bala de goma à base de cafeína que promove reposição rápida de energia, contribuindo para a disposição, concentração e foco. O produto teve sua patente depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e está disponível para licenciamento por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB.

A bala de goma é composta por uma mistura de carboidratos, suco de uva e cafeína, o que lhe confere textura e sabor agradáveis. Testes conduzidos durante o processo de pesquisa revelaram um nível de aceitabilidade e intenção de compra de 90%. De fácil transporte, manuseio e consumo, a goma é uma alternativa à ingestão de bebidas energéticas que, além de demandarem refrigeração, possuem efeito diurético. O produto foi desenvolvido pensando principalmente nos atletas, que precisam repor energia de forma rápida, mas pessoas que passam longos períodos estudando ou realizando atividades que exigem concentração também podem se beneficiar.

A pesquisadora Bianca de Oliveira Lima, mestre em Engenharia Química, estuda o tema desde 2020, quando realizou seu trabalho de conclusão de curso de graduação. Nesse período, a ideia foi premiada em feiras de inovação promovidas pela AGIT e despertou o interesse de um investidor externo, que forneceu suporte para o desenvolvimento da pesquisa em nível de Mestrado. Lima explica que o mercado de gomas funcionais está em crescimento no Brasil, motivo pelo qual acredita que o produto tenha alto potencial de comercialização. Vanderleia Botton, orientadora da pesquisa e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da FURB, destaca o papel da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB, que forneceu suporte ao longo de todo o processo de elaboração e depósito da patente junto ao INPI.

A goma energética desenvolvida pelas pesquisadoras Bianca de Oliveira Lima e Vanderleia Botton integra a Vitrine Tecnológica da AGIT, que conta com mais de 20 tecnologias disponíveis para licenciamento. Empresas interessadas devem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica, através do telefone (47) 3321 0605 e do e-mail agit@furb.br.

 

FURB Pesquisa

Confira a entrevista completa sobre o projeto no programa FURB Pesquisa desta semana: