Pense local, consuma regional é slogan da ACIB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [01/07/2020] [11 h43]
“Pense local, consuma regional” é o slogan da campanha desenvolvida pela Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB), com realização da Agência Repúblika, do curso de Publicidade e Proganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A iniciativa busca despertar os consumidores para a importância e impacto dos negócios locais na economia da região.
As empresas locais tendem a ser as mais afetadas com o impacto gerado na economia mundial pela pandemia da Covid-19. Por isso, uma das ações da campanha foi levar a repensar sobre as escolhas de consumo e dar preferência aos negócios da região. “Mais de 95% das empresas catarinenses são micro e pequenas; se somarmos os micro empreendedores individuais (MEIs) esse percentual chega quase aos 99%, que são responsáveis por 60% dos empregos no Estado”, informou o secretário estadual da Fazenda em Santa Catarina, Paulo Eli, no painel virtual realizado pela FURB e Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), transmitido pelo Youtube da FURB TV, em parceria da NSC, em 25 de junho.
Paulo Eli ressalta que micro e pequenas empresas são a base da recuperação da economia. O secretário ressaltou a necessidade de “enxugar o Estado”; defendeu a privatização de portos e empresas de energia elétrica e destacou o momento atual como ideal para discutir o futuro e desenvolver ações capazes de reduzir a pobreza, “aproveitando a sensibilidade demonstrada pelos senadores catarinenses, dispostos a enxergar o pequeno e suas dificuldades”.
A Medida Provisória nº 936, que prevê a redução da jornada de trabalho, ajudou a preservar empregos, na visão do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf , e foi fundamental para a manutenção dos empregos, com subsídio aos que tiveram eventual redução de salário e jornada. Zulauf entende que ao Governo Federal também cabe criar um ambiente de simplificação, de facilidade de fazer negócios, para que estados e municípios possam desenvolver suas características específicas e especiais. “E aprovar reformas profundas nos orçamentos públicos para que a restruturação produtiva ocorra. O governo não é indutor da atividade econômica, mas precisa dar condições para que cada entidade da federação cresça”, reforçou Caio Megale, secretário especial de programas do Ministério da Economia, que também participou do Painel Econômico.
A discussão da Economia no painel promovido pela FURB e ACAFE foi avaliada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB), Avelino Lombardi, como “excelente oportunidade para debatermos temas relevantes para nossa economia no momento atual. O alto nível dos convidados permitiu uma discussão muito proveitosa. Além disso, a Furb conseguiu valorizar a posição da nossa universidade diante das autoridades em âmbito estadual e nacional”.
PENSE LOCAL
Sobre a campanha “Pense local, consuma regional”, o presidente da ACIB destaca que pretende “levantar a discussão sobre a importância de movimentarmos o mercado local, valorizando o que é produzido em Blumenau e região. Acompanhamos de perto o impacto da pandemia na nossa economia e consideramos fundamental apoiar a cadeia produtiva local. Da mesma forma, sabemos da qualidade do que é produzido na nossa região. Por isso, queremos estimular a população a valorizar o que é nosso, preservando nossos negócios, para que possam continuar gerando emprego e renda.”
A campanha publicitária foi desenvolvida por estudantes da FURB, do Curso de Publicidade e Propaganda, coordenados pelo professor e publicitário Leandro Werner. A campanha entrou em circulação no dia 23 de abril, através das redes sociais da Acib e de emissoras de rádio e TV locais.
A campanha está integrada ao projeto de extensão Comunicação para o Desenvolvimento Social. Reforça a conscientização das pessoas para que neste período busquem consumir produtos e serviços da região, auxiliando empresas, colaboradores e prestadores de serviços locais.