Elaboração e resolução de problemas para um ensino da Matemática mais eficaz são destaque em palestra na FURB

Elaboração e resolução de problemas para um ensino da Matemática mais eficaz são destaque em palestra na FURB

Foto: Gustavo Feo

A pesquisadora paulista Norma Suely Gomes Allevato foi a convidada de uma palestra ministrada na noite desta segunda-feira (7) a integrantes do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática da FURB. O encontro ocorreu no auditório do bloco T do campus 1.

Em pauta, métodos didáticos e pedagógicos de ensino da matemática por meio da proposição e resolução de problemas em sala de aula. O encontro reuniu estudantes das turmas de Blumenau e de Rio do Sul, que cursarão uma disciplina específica sobre este assunto. Vinculada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina, a convidada é integrante de um grupo de pesquisa que possui relação com a FURB.

“A professora Norma Alevato é uma importante referência na parte do âmbito da resolução de problemas. Então, para nós é um privilégio tê-la discutindo essa temática conosco. Ela já participou no período da tarde numa reunião com o nosso grupo de pesquisa do Projeto Universal, que está sendo financiado pelo CNPq, onde a gente desenvolve formação de professores no âmbito da resolução e proposição de problemas”, afirma Janaína Poffo Possamai, professora do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática (PPGECIM).

Aos estudantes, a docente palestrante enfatizou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá amplo destaque à proposição de problemas e suas resoluções no ensino da matemática. A professora, em sua exposição, complementou com algumas considerações sobre a realidade atual do ensino e a convergência com novas tecnologias.

Assista abaixo à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais: