Estudantes da Etevi celebram Semana da Hispanidade com atividades culturais
Por Camila Maurer [11/10/2024] [14 h35]
Alunos e professores da Etevi, o Ensino Médio da FURB, celebraram a cultura hispânica em uma semana repleta de atividades culturais que tiveram início no dia 7 de outubro, segunda-feira. As atividades foram promovidas pela professora Ana Maria Sackl junto aos alunos da disciplina de Língua Espanhola e da Trilha de Aprofundamento. A Semana da Hispanidade faz referência à chegada dos espanhóis à América, em 12 de outubro de 1942: “na Espanha, se promovem muitas festividades e celebrações por essa data. Como a língua espanhola está imbuída dessa cultura, nós iremos fazer algumas apresentações de trabalhos e pesquisas em diferentes temas”.
As atividades foram realizadas ao longo de toda a semana e abordaram diversos temas da cultura hispânica, desde a origem de alimentos típicos até aspectos semânticos da língua espanhola explorados em tirinhas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Fotografias produzidas pelo professor Breno Rodrigues de Paula na Cordilheira dos Andes também atraíram a atenção dos estudantes. “Eu sou apaixonado pela Cordilheira dos Andes, ela corta o extremo sul do continente americano e vai até a Venezuela, lancei um livro de fotografias em 2016 sobre o uma viagem de um mês que fiz de São Paulo até Machu Picchu e outro sobre o deserto do Atacama, no Chile. É um local fantástico do nosso Continente”, ressalta o professor.
A arte do pintor argentino Alberto Cedrón foi outro destaque da Semana da Hispanidade. As estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Bárbara Barbieri e Lívia Peixer Neves apresentaram aspectos da vida e obra do artista, autor dos murais de terracota localizados na escadaria do Bloco A e nas proximidades da Biblioteca Universitária, no campus 1 da FURB.
A programação da Semana da Hispanidade incluiu, ainda, declamação de poesias, performances de dança e sarau de literatura espanhola.