Estudantes de Medicina da FURB aprovam dez trabalhos para Congresso Brasileiro de Pediatria
Por Camila Maurer [16/10/2024] [16 h27]
Estudantes do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) aprovaram dez trabalhos para o Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado entre 22 e 26 de outubro em Florianópolis (SC). Uma das pesquisas resulta das atividades do grupo de pesquisa em Neurocirurgia Endovascular, liderado pelo professor Leandro Haas, coordenador do curso de Medicina da Universidade. Julia Westarb, estudante do último período de Medicina e integrante do grupo de pesquisa, explica que o estudo identificou potencialidades no uso da escleroterapia para o tratamento de hemangiomas no público pediátrico.
Segundo a estudante, a participação em congressos é um momento importante para enriquecer a formação e abrir portas para os novos médicos. A participação em congressos e em atividades de pesquisa é incentivada no âmbito do curso de Medicina, de acordo com Haas: “é nos congressos que é feita a atualização sobre os últimos guidelines. A gente estimula os alunos a participar e apresentar algo da nossa universidade, porque assim ele divulga o que está sendo feito aqui para os outros lugares e faz um intercâmbio”, ressalta o professor.
A Liga de Pediatria do curso de Medicina, aprovou quatro trabalhos para o Congresso. Um desses trabalhos identificou associação entre enurese e excesso de peso entre crianças matriculadas em escolas públicas de Blumenau. Além da pesquisa, estudantes da Liga devem apresentar no Congresso três relatos de caso sobre síndromes genéticas raras na pediatria. A presidente da Liga, Carolina Weissenberg Zimmermann, explica que o grupo permite aos estudantes terem contato com a pesquisa científica e a análise de casos clínicos desde o início do curso. “O legal da Medicina é que a gente está sempre envolvido em fazer relatos de caso, pesquisa científica, produção e às vezes isso é algo que fica um pouco mais para a frente no curso, pela base que a gente consegue ir ganhando ao longo da faculdade. A Liga de Pediatria consegue trazer isso já no primeiro semestre para os nossos ligantes. Quem participa da Liga consegue estar no meio de produção científica, participar de congresso, ter seu nome publicado em revistas já desde a primeira fase do curso. Isso é muito importante para inserir o acadêmico no meio científico”, destaca Zimmermann.