Curso de Educação Especial da FURB promove intervenção didática na Oktoberfest
Por Lucas Adriano [18/10/2024] [16 h56]
Conscientizar a população sobre o respeito à diversidade e a inclusão foi o principal objetivo de uma intervenção didática realizada pela FURB durante a Oktoberfest 2024. A iniciativa é fruto de um trabalho realizado por estudantes do sexto semestre do curso de Educação Especial FUMDES, que resultou no projeto “Movimentação sem barreiras”. A iniciativa ficou em 2º lugar na Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) deste ano.
“Foi um convite muito especial que a gente recebeu da Oktoberfest para justamente trazer essa proposta premiada na MIPE, que agora a gente traz para cá em uma versão “pocket”, num Flashmob, para acessar o grande público da festa. Fomos convidados a estar aqui no Boulevard para justamente fazer essa prática de dança, diversidade e inclusão”, ressalta a professora Ligia Martins, docente do curso de Educação Especial e coordenadora do curso de Dança da FURB.
A atividade é realizada em parceria com a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG Tanz). Para os idealizadores da proposta, diversidade é convidar para a festa, enquanto inclusão é chamar para dançar.
A dinâmica, realizada justamente com o objetivo de instigar o público para entrar na dança junto com o grupo folclórico e os estudantes da FURB, é composta pelos momentos performance de coreografias de músicas conhecidas da Oktoberfest, seguida de um trenzinho que circula por outros espaços do Parque Vila Germânica, palco da maior festa alemã das américas há exatos 40 anos.
A intervenção já ocorreu nas noites de 15, 16 e 17 de outubro, às 20h30, no novo Boulevard do Parque Vila Germânica, onde há uma grande praça de alimentação. A próxima edição do Flashmob será na terça-feira (22), no mesmo local e horário.
Assista abaixo à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre a atividade: