Laboratório de Análise de Combustíveis da FURB é o único do Sul do Brasil credenciado para monitorar qualidade do biodiesel

Laboratório de Análise de Combustíveis da FURB é o único do Sul do Brasil credenciado para monitorar qualidade do biodiesel

Foto: RTE FURB

O Laboratório de Análise de Combustíveis da FURB (LAC/FURB) é o único do Sul do Brasil credenciado pelo Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio) da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O programa, instituído em 2021, objetiva assegurar a qualidade do biodiesel e do óleo diesel A, matérias-primas utilizadas para a composição do diesel B vendido nos postos e amplamente utilizado por caminhões, ônibus e outros veículos utilitários. A divulgação dos laboratórios credenciados pela ANP foi realizada em fevereiro e as primeiras análises foram conduzidas pelo LAC em agosto deste ano.

Para garantir que nenhuma alteração seja realizada no caminho entre a indústria e os postos, o programa monitora 100% das unidades produtoras e distribuidoras de biodiesel e diesel A do país. No Sul do Brasil, cabe ao laboratório da FURB coletar e analisar amostras de 15 plantas de produção e 41 bases de distribuição dos três estados da região duas vezes ao ano. Dilamara Riva Scharf, Doutora em Química e gerente técnica do laboratório, explica que os procedimentos seguem uma série de requisitos para garantir a imparcialidade das análises. “As coletas são sigilosas. O agente que está sendo monitorado nunca vai saber quando o nosso coletor vai chegar para pegar uma amostra desse produto. A gente programa junto com a Agência Nacional do Petróleo a data em que vai ser coletado e são coletadas duas vezes ao ano em cada agente monitorado. Essas amostras são lacradas, chegam até o laboratório e aqui damos sequência aos ensaios. São vários ensaios que a gente realiza em cada amostra para atestar a qualidade desse produto. Os resultados também são sigilosos e devem ser reportados para a ANP e para o agente que nos contratou”, explica Sharf.

A adição de biodiesel ao óleo diesel é uma prática que começou a ser adotada no Brasil em 2004, com o objetivo de torná-lo menos poluente. Ao longo dos anos, a proporção de biodiesel que deve ser adicionado ao óleo diesel aumentou progressivamente. Em 2024, esse percentual aumentou de 12 para 14%.

 

 

Sobre o LAC/FURB

 

O Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB é vinculado ao Departamento de Engenharia Química e localiza-se no campus 2 da universidade. O laboratório foi pioneiro no monitoramento da qualidade de combustíveis no Brasil, ainda no final da década de 1990. Além de atuar em programas de monitoramento de combustíveis, o laboratório presta serviços externos de análise de combustíveis e outras demandas da indústria, como a verificação da pureza de solventes, por exemplo. A estrutura do laboratório também é empregada na realização de pesquisas de Graduação, Mestrado e Doutorado da instituição.

O LAC/FURB é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Isso dá uma garantia da validade dos nossos resultados porque nós também somos avaliados por uma equipe técnica da Cgcre/Inmetro quanto aos resultados que a gente emite aqui que chegam até o consumidor”, enfatiza Scharf.