Semestre letivo termina com apresentação virtual de TCCs
Por Central Multimídia de Conteúdo/Isabella Cremer [19/06/2020] [17 h55]
Com as adaptações nas rotinas acadêmicas para proteção de estudantes e professores perante ao novo coronavírus, a Universidade Regional de Blumenau (FURB), conforme divulgado em nota oficial de 4 de junho, estabeleceu que “as defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações de Mestrados e teses de Doutorado, além de bancas de estágio também ocorrerão de forma virtual”.
A mudança de cenário do presencial para o virtual fez com que os coordenadores de TCCs reprogramassem as defesas do primeiro semestre letivo de 2020, garantindo a conclusão de curso dos universitários em TCC que é, normalmente, a última tarefa do aluno de um curso superior.
O professor Jailson Hinkel, do curso de Psicologia da Furb, relata que a preparação para essas defesas teve de ser diferente. Houve a verificação para que a plataforma Microsoft Teams fosse utilizada e a ampliação do cronograma de defesas do curso de Psicologia, de 17 a 24 de junho. Para isso houve acompanhamento com os orientadores de como realizar a defesa, como gravá-la e como fazer a assinatura da ata de forma digital.
Uma mudança positiva para o ambiente virtual é a oportunidade de convidar professores de fora da Universidade, o que, conforme o professor André Luís Gasper, do curso de Ciências Biológicas, “ajuda a enriquecer os trabalhos”. Além disso, é uma oportunidade para que “parentes e amigos que não poderiam prestigiar esse momento, por alguma razão, possam participar (com a transmissão) pelo Teams”, comenta Cynthia Morgana Boos de Quadros, coordenadora de TCCs no curso de Publicidade e Propaganda.
Ralf Marcos Ehmke, professor do curso de Ciências Econômicas, relata que o cronograma das bancas e da entrega dos TTCs foi mantido, mas que houve uma flexibilização, em decorrência de problemas pessoais e profissionais que atingiram a muitos, de formas diferentes, recentemente. “A entrega do trabalho para a coordenação está marcada para dia 27 de julho e as bancas serão na semana seguinte”, afirma Ralf.
Assim como as aulas na Universidade, as defesas de TCC também ocorrerão pela plataforma do Teams. Cada curso está trabalhando na divulgação dos links de acesso, sejam pelas redes sociais, pelos grupos de WhatsApp ou pelos próprios acadêmicos.
As defesas de TCC do curso de Ciências Biológicas estão marcadas para acontecer entre os dias 22 de junho e 15 de julho e os links já estão disponíveis nas redes do curso.
O curso de Publicidade e Propaganda está preparando ainda outras formas de divulgar os trabalhos de seus alunos, que serão defendidos nos dias 13 e 14 de julho. A professora Cynthia explica que uma das ações é denominada “Meu TCC em Um Minuto”, para compartilhar nas redes sociais um pouco de como serão as defesas e fazer uma projeção dos acadêmicos para o mercado de trabalho.
Haverá ainda, até o fim do semestre, defesas virtuais de dissertações e teses nos Programas de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado), assim como apresentações de relatórios de estágio, como os do curso de Letras, que ocorrerão no final do mês de julho.
A visão dos estudantes
As medidas restritivas e o isolamento social, além de afastarem os acadêmicos das salas de aulas físicas, também mudou a dinâmica para construção dos Trabalhos de Conclusão de Curso. “O processo, mais do que nunca, exigiu disciplina”, comenta Lucas Schmitt Reguelim, estudante de Publicidade e Propaganda sobre a construção de seu TCC.
Além disso, os acadêmicos tiveram de se afastar da estrutura física que a Universidade oferece, como a Biblioteca Universitária e os diversos laboratórios. Morgana Montibeler, acadêmica do curso de Ciências Biológicas, distante dos laboratórios com o início do isolamento social, viu prejudicada a coleta de dados dos experimentos feitos para o seu TCC.
“Agora eu estou terminando de coletar meus dados e alguns deles terão de ser entregues de forma parcial, para poder me adaptar à situação que estamos vivendo hoje”, explica Morgana. Ela afirma que às vezes se sente decepcionada, pois o momento de defesa do TCC é algo muito esperado, um momento para compartilhar com a família e amigos, mas que tenta olhar positivamente para a apresentação virtual, pois todos ainda poderão assistir.
Bruna Maria Candido é acadêmica de Psicologia e defendeu seu TCC no dia 17 de junho. Ela relata que a apresentação foi boa e que muitas pessoas puderam assistir, mas que não substitui a presencial, com vibração das pessoas, o carinho e os abraços após a aprovação. A acadêmica sugere a possibilidade de que as próximas defesas sejam transmitidas online também, para que pessoas que não possam estar presentes acompanhem pela web.
O mestrando em Engenharia Elétrica, Alexandre Orsi, também fez sua defesa online. Ele relata que se sentiu apreensivo em apresentar de forma online, afinal é a primeira vez, mas não achou que a defesa dessa forma ficou “devendo” para a presencial. “Me senti bem em apresentar dessa forma minha dissertação”, pontua ele.