Salão Angelim da FURB sedia última exposição coletiva de 2024
Por Lucas Adriano [18/11/2024] [18 h27]
Está aberta até 7 de dezembro a exposição Coletiva #02 no Salão Angelim da Biblioteca Universitária do campus 1 da FURB. A mostra reúne trabalhos selecionados que atenderam aos critérios estabelecidos pelo Edital nº 26/2023 de Exposições Temporárias de Artes Visuais Salão Angelim 2024, é aberta e gratuita para toda a comunidade a partir de.
“Nos últimos anos, nós trabalhávamos com exposições individuais e a gente viu que as demandas foram mudando e a gente entendeu que esse formato de exposição coletiva seria mais interessante. Através do edital, nós recebemos trabalhos de 19 artistas e, nessa noite, a gente está apresentando trabalhos de dez artistas diferentes, inclusive de diferentes Estados (...) e eu acho que fica a mensagem de que a Universidade é um espaço não só de ensino, mas também de produção e de apreciação artístico-cultural, papel que a FURB exerce há 60 anos” pondera Ruan Rafael Rosa, chefe da Divisão de Cultura da FURB e um dos curadores da exposição.
Contando com obras de múltiplas técnicas, a exposição valoriza a diversidade de abordagens conceituais e estéticas, refletindo um vasto campo de investigações e expressões sobre o tempo presente, transitando por temas como identidade, corpo, natureza, espaço urbano, tecnologia e subjetividade. Conforme os organizadores, o trabalho promove diálogos entre o particular e o universal, o individual e o coletivo.
Fazem parte da exposição as obras dos artistas Carla Cunha (Curitiba, PR), Guilherme Carvalho (Cariacica, ES), Jailton Bezerra (Blumenau, SC), Kalinka Maronez Moura (Blumenau, SC), Laís Odeli (Blumenau, SC), Luzbela Souza (Rio de Janeiro, RJ), Marcia Lepage (Joinville, SC), Negrosoousa (Granja, CE), Rosi Costah (Joinville, SC) e Sophia Panthera (Porto Alegre, RS). A exposição coletiva contou com curadoria da professoras Carla Carvalho, Fransuê Ribeiro e Priscilla Fragoso da Silva Porto, de Ruan Rafael Rosa e Darlan Jevaer Schmitt, além da colaboração dos estagiários Vitor Antonio Bruckmann e Dhulia Leandro.
A exposição é gratuita e segue o mesmo horário de atendimento da Biblioteca Universitária: de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h45, e aos sábados, das 09h15 às 13h. Assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre a exposição.