Portugal e Espanha serão os destinos dos intercambistas FURB que embarcam no primeiro semestre de 2025
Por Lucas Adriano [05/12/2024] [18 h16]
As cidades de Porto, Braga e Faro, em Portugal, e Valência, na Espanha, serão os destinos dos futuros intercambistas que a FURB enviará ao exterior em janeiro de 2025. Com certo frio na barriga, mas com muitos planos em mente, estudantes que farão intercâmbio no primeiro semestre de 2025 assistiram a uma oficina na última segunda-feira (2), que é um dos pré-requisitos para a realização da viagem acadêmica.
Na oficina, os intercambistas tiraram dúvidas sobre questões relacionadas ao visto de estudante, passaporte, hospedagem na Europa, compra das passagens aéreas, preparo das malas, entre outros detalhes indispensáveis. Tais estudantes, dos mais variados cursos de graduação, participaram da seleção realizada entre agosto e setembro deste ano, que ocorre por meio de editais específicos.
“A oficina que a gente realiza antes deles partirem é nessa linha de realmente conversar com eles, trazer pontos importantes para que eles se preparem da melhor maneira possível para a viagem. Eles estão investindo tempo, dinheiro e com certeza eles vão tirar um retorno muito grande, porque é uma experiência incrível”, ressalta o professor Bruno Tomio, responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da FURB.
No encontro, o docente explicou que, ao embarcar para o intercâmbio, o estudante da FURB deve encaminhar junto à Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) o trancamento temporário de sua matrícula, deixando de pagar as mensalidades da graduação no Brasil e dedicando-se integralmente aos estudos na instituição de ensino do país de destino, com outros colegas de várias partes do mundo. Além de conhecer novas culturas e fazer amizades que podem ser a porta de entrada para viagens futuras ao exterior, até mesmo a trabalho, aprender um novo idioma também é algo prático. No encontro, foi repassado aos estudantes que há instituições parceiras que oferecem disciplinas totalmente em Inglês mesmo em países que não adotem a língua como idioma oficial.
O próximo edital para seleção de candidatos a um intercâmbio acadêmico no segundo semestre de 2025 será aberto no começo do próximo ano. Atualmente, são mais de 50 instituições de ensino superior com as quais a FURB mantém convênio para intercâmbio, nas Américas, África, Ásia e Europa. A Universidade está em permanente diálogo com instituições do exterior para ampliar o leque de opções para os intercâmbios acadêmicos, da mesma forma que está aberta a receber estudantes intercambistas de Universidades estrangeiras que queiram conhecer o Brasil.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da FURB, localizada no campus 1, na sala J-012, pelo Fone/WhatsApp (47) 3321-0214, pelo e-mail cri@furb.br ou pelo site https://www.furb.br/intercambio. Assista abaixo a uma reportagem em vídeo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi a oficina realizada no começo desta semana.