Estudantes de Engenharia Mecânica da FURB criam protótipos de propulsores movidos a combustível

Estudantes de Engenharia Mecânica da FURB criam protótipos de propulsores movidos a combustível

Foto: Lucas Adriano

A disciplina de Máquinas Térmicas II terminou com fogo, calor e emoção para estudantes de Engenharia Mecânica da FURB. Durante o segundo semestre deste ano, os acadêmicos tiveram a missão de construir do zero um propulsor movido a combustível, com duas características distintas: o Pulse Jet e o Ram Jet.

“A gente tem a câmara de combustão onde é injetado o combustível e dentro dessa câmara então ocorre a combustão e a expulsão dos gases, gerando o empuxo. Então a gente não tem partes móveis nesses propulsores. (...) A gente ainda está ajustando dosagem de combustível, então a ideia justamente é o projeto continuar e a gente poder melhorar a parte dos componentes eletrônicos e dosagem de combustível para depois, no futuro, ter uma eficiência melhor aí no projeto”, explica Fernando Parucker, professor da disciplina.

Os estudantes fizeram os experimentos tanto com gasolina quanto com gás. Os grupos utilizaram mecanismos que criam a centelha, ou faísca, para dar início à combustão, usando um soprador na ponta da câmara para fazer com que o fogo se dissipe. Muitos dos estudantes opinaram que houve cálculos matemáticos complexos para fazer com que a dosagem de combustível dispensada no circuito fosse adequada para garantir o bom funcionamento da invenção.

 

Imagem
Estudantes de Engenharia Mecânica da FURB criam protótipos de propulsores movidos a combustível

 

Os acadêmicos que se envolveram diretamente com o experimento tiveram que utilizar óculos de proteção e estavam com extintores de incêndio próximos, para que o experimento tivesse toda a devida segurança, contando com o supervisionamento de dois professores. Segundo os docentes, tal iniciativa cumpriu com o objetivo da disciplina e ainda haverá ajustes futuros para que a ferramenta se torne mais eficiente.

Assista ao vídeo abaixo e veja como foi a parte final de demonstração do experimento: