Serviço de Atendimento a Animais Silvestres atende mais de 1500 animais nos últimos dois anos
Por Camila Maurer [27/01/2025] [15 h38]
Projeto mantido pela FURB em parceria com o município atende animais resgatados pela Polícia Militar Ambiental
O Serviço de Atendimento a Animais Silvestres de Blumenau (Saas Blu) atendeu mais de 1500 animais nos últimos dois anos. O projeto funciona no Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e presta atendimento de urgência e emergência para animais silvestres resgatados pela Polícia Militar Ambiental. O serviço é mantido pela FURB em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município de Blumenau e recebe recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente para custear parte de suas atividades.
Todos os meses, são mais de 60 atendimentos. A maior parte das ocorrências atendidas envolvem aves, como aracuãs, tucanos e corujas. Os mamíferos (cutias, capivaras e gambás, por exemplo) são o segundo grupo mais comum nos atendimentos realizados pelo serviço. Ainda que grande parte das ocorrências seja de origem desconhecida, é possível apontar a proximidade entre os animais silvestres e as áreas urbanas como a causa da maior parte delas. Atropelamentos, eletrocussão e ataques por animais domésticos respondem pela maior parcela das ocorrências cuja origem é conhecida.
Em cerca de metade dos casos atendidos, a gravidade dos ferimentos leva o animal à morte. Os que sobrevivem podem ser reintegrados à natureza ou encaminhados para destinação determinada pelos órgãos ambientais. O coordenador do serviço, professor Julio Cesar de Souza, explica que a decisão sobre o destino dos animais atendidos não depende apenas da condição de saúde do animal após receber alta, mas também de aspectos comportamentais, como a capacidade de encontrar alimento e se defender de predadores. Animais resgatados ainda filhotes, por exemplo, apresentam poucas chances de serem reintegrados à natureza, pois acabam se habituando ao contato com seres humanos durante o tratamento e não desenvolvem as capacidades comportamentais necessárias para sua sobrevivência. Os animais que não apresentam condições de soltura passam a viver em cativeiro ou criadouros regulamentados, de acordo com a destinação determinadas pelos órgãos ambientais do Estado.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
Souza explica que os cidadãos não devem interagir com animais silvestres, pois há risco de mordeduras ou arranhaduras que podem transmitir doenças. Também é importante evitar o contato de animais domésticos, como cães e gatos, com os animais silvestres. Ao encontrar um animal silvestre, a orientação é comunicar a Polícia Militar Ambiental por meio do telefone (47) 3221 7395, que irá até o local da ocorrência para avaliar se há necessidade de resgate e atendimento.