Aulas práticas na FURB voltam ao presencial gradualmente
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [08/06/2020] [12 h00]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) iniciou nesta segunda-feira, 8 de junho, o retorno gradual às atividades práticas de ensino presencial. A prioridade é para as turmas que tenham estudantes formandos matriculados. Mas, de acordo com o levantamento da Pró-reitora de Ensino da Universidade (Proen), a circulação de pessoas nos campi deve ser baixa, pois apenas 35 disciplinas terão necessidade de desenvolver atividades presencias imediatas. “Diante da instabilidade do cenário, as demais situações já foram organizadas pelos colegiados dos cursos, sem prejuízos à formação dos estudantes”, garante o pró-reitor de ensino, Romeu Hausmann.
O retorno gradual às atividades práticas ocorre 82 dias depois de iniciada a quarentena para a contenção da Covid-19 em Blumenau e conforme decreto do Governo do Estado de Santa Catarina, em 1º junho. Para garantir segurança aos estudantes, professores e técnicos administrativos, a FURB organizou protocolos com recomendações que fazem parte de uma formação especialmente elaborada para o momento e oferecida no Ambiente de Aprendizagem, o AVA3, com acesso aos universitários. “É muito importante que todos conheçam essas orientações”, reforça Hausmann.
As medidas observam ocupação reduzida nos campi, o uso obrigatório de máscaras, a necessidade de manter distância em todos os espaços, incluindo salas de aulas e laboratórios. Recomendam evitar aglomeração, cuidados com a higienização das mãos e uso de álcool gel e indicam que portas e janelas devem ficar abertas, ar-condicionado desligado e, principalmente, atenção para evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como canetas, papéis e telefones, por exemplo, conforme orientações de um manual de retorno às aulas práticas.
Outra preocupação é com os estudantes que não tenham condições de retomar às atividades em razão do convívio com grupos de risco. “São diversas as possibilidades. O primeiro passo é entrar em contato com o coordenador do curso. O estudante pode, também, optar por concluir as disciplinas práticas em outro momento, quando ela for novamente oferecida no modo presencial, sem custos adicionais”, informa o pró-reitor.
“Toda as medidas e recomendações adotadas pela Universidade têm como objetivo promover um retorno gradual e seguro às atividades. Com isso, vamos percebendo as ações necessárias e ajustando o rumo”, observa a reitora Marcia Sardá Espindola.
A partir da quarta-feira, 10 de junho, podem retornar às atividades as demais turmas que dependem de atividades práticas para a conclusão dos conteúdos. As aulas teóricas seguem ocorrendo pela plataforma virtual da Universidade até o final deste semestre e, segundo indica a Proen, poderão permanecer desse modo também no próximo, seguindo regras baseadas nas decisões governamentais.
Os atendimentos aos estudantes e à comunidade são feitos com horários programados pelo www.furb.br/agendamento