MESTRADO

MESTRADO

Processo seletivo

As inscrições e a seleção para o curso de mestrado em Engenharia Elétrica obedecem a regras constantes em editais anuais.

O curso é oferecido continuamente, tendo início de atividades no primeiro semestre de cada ano. 

Investimento 

  • Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 24 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
  • É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
  • Curso sem taxa de inscrição.

Seleção

MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Duração: 2 anos
Carga horária: 450 h/a
Vagas: 15
Frequência: semanal, segundas, terças e quartas
Turno: noturno
Local: FURB câmpus 2

Suficiência em língua inglesa: o Exame de proficiência em língua inglesa deve ser realizado no FURB Idiomas, até o fim do primeiro ano de estudos.

PROGRAMA DE BOLSAS

PROGRAMA DE BOLSAS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da FURB dispõe de bolsas de pesquisa e, para solicitar, o interessado deve manifestar interesse no campo destinado à bolsa no ato da inscrição. A Comissão de Bolsas fará a seleção através dos seguintes critérios:

  • desempenho na graduação;
  • ter participação em iniciação científica, monitoria ou bolsa de trabalho;
  • ter publicado resumo de trabalho ou artigo científico;
  • tempo disponível para dedicação ao curso e
  • desempenho na entrevista no processo de seleção.

Bolsa FAPESC

Bolsa oferecida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC:

  • Oferta: através de editais da FAPESC
  • Quantidade: nenhuma (atualmente) 
  • Benefício: Gratuidade no curso e apoio financeiro de R$ 1.350,00 mensais por até 24 meses.
  • Requisitos: dedicação integral ao curso; inexistência de vínculo empregatício; participação em estágio docência na FURB.

Bolsa CNPq ou CAPES / PEC-PG

Programa de Cooperação Internacional entre Brasil e diversos Países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. A bolsa é implementada pela CAPES ou CNPq e oferecida a estudantes estrangeiros que queiram estudar no Brasil. 

  • Oferta: anual por edital internacional
  • Quantidade: Depende de aprovação no ministério de Relações Exteriores.
  • Benefício: gratuidade no curso e apoio financeiro de R$ 1.200,00 mensais por até 24 meses. O estudante estrangeiro recebe também as passagens de aéreas de seu local de origem até o Brasil e o respectivo retorno.
  • Requisitos: ser cidadão de nação com a qual o Brasil mantém relações diplomáticas; dedicação integral ao curso; inexistência de vínculo empregatício.

Bolsa FURB

Esta bolsa garante gratuidade total no curso e é exclusiva para ex-alunos da FURB.

  • Oferta: anual
  • Quantidade: 3 (atualmente)
  • Benefício: Gratuidade no curso por até 24 meses
  • Requisitos: ser graduado pela FURB; dedicação de pelo menos 30 horas semanais ao curso.

Bolsas de projetos públicos e/ou privados

São bolsas provenientes de projetos de pesquisa ou consultoria ou prestação de serviços desenvolvidos por professores vinculados ao PPGEE

  • Oferta: dependente da existência de projetos
  • Quantidade: Varia de acordo com o número de projetos.
  • Benefício: gratuidade no curso e apoio financeiro com valor e duração dependentes da previsão em projeto.
  • Requisitos: dedicação compatível ao curso e ao projeto; participação em estágio docência na FURB; elaboração da dissertação em tema relacionado ao projeto em que estiver vinculado.

Seleção

  • Nenhum processo com inscrições abertas.
DISCIPLINAS DO NÚCLEO BÁSICO

DISCIPLINAS DO NÚCLEO BÁSICO

Processamento de Sinais (LPs I e II) - 45 h/a

Sinais e processamento digital de sinais; Operações com sequências; Classificação de sinais; Algumas sequências básicas; Sistemas de tempo discreto; Sistemas lineares invariantes no tempo (LIT); Resposta em frequência; Propriedades da TFTD; Resposta no domínio da frequência de sistemas LIT; Sinais de tempo contínuo amostrados; Teorema da amostragem; TFD: Transformada de Fourier Discreta; ; Transformada Z; Propriedades importantes da transformada Z; Inversão da Transformada Z; Projeto de Filtros Digitais FIR; Aproximação de Filtros IIR por transformação analógico-digital.

Fundamentos para Redes Neurais Artificiais (LPs I e II) - 45 h/a

Programação com Python, Introdução às Redes Neurais ArtificiaisEspaços vetoriais, operadores lineares, Matrizes, autovalores, autovetores, decomposição em valores singulares, Probabilidade, variáveis randômicas, média, desvio padrão, variância, distribuição de probabilidade, estatística Bayesiana e Teoria da Informação.

Inteligência Artificial aplicada à Sistemas de Energia Elétrica (LPs I e II) - 45 h/a

Fundamentos de Inteligência Artificial. Busca. Aprendizado de Máquina. Aplicações da Inteligência Artificial em Sistemas de Energia Elétrica.

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

Processamento Eletrônico de Energia Elétrica (LP I) - 45 h/a

Topologias de Conversores Estáticos; Aplicações de Eletrônica de Potência; Técnicas de Modulação de Conversores Estáticos; Componentes e suas Tecnologias Aplicadas em Conversores Estáticos.

Projeto de Conversores Estáticos (LP I) - 60 h/a

Revisão de retificadores e filtros de entrada; Conversores CC-CC Isolados em Altas-frequências; Circuitos de auxílio à comutação; Dimensionamento de interruptores; Circuitos de comando; Circuitos auxiliares; Controle em malha fechada; Interferência eletromagnética (EMI); Projeto físico de elementos magnéticos para alta frequência.

Modelagem e Controle de Conversores Estáticos (LP I) - 60 h/a

Modelagem de conversores estáticos de potência visando o controle; Considerações e objetivos no projeto de controladores para conversores; Controle analógico de conversores estáticos; Controle digital de conversores estáticos.

Materiais Dielétricos (LP II) - 45 h/a

Dielétricos gasosos: teoria das descargas elétricas em gases, modelo de descarga tipo “avalanche” de Townsend, Lei Paschen, descarga em campos elétricos não uniformes, descargas parciais e corona. Curva característica tempo x tensão. Dielétricos líquidos: Tipos de líquidos isolantes, transporte de carga, mecanismos de descarga, efeito de impurezas, eletrohidrodinâmica, carregamento eletrostático em transformadores de potência. Dielétricos sólidos: fontes de cargas condutoras, descarga de superfície, descarga por efeito térmico, eletroquímico e eletromecânico, arborescência, trilhamento e erosão.

Técnicas de Alta Tensão (LP II) – 60 h/a

Origem das técnicas de alta-tensão: Linhas de transmissão - operação em regime cc - cálculo de campos eletromagnéticos e de potencial elétrico; Efeito corona e geminação (bundle); operação em regime ca – cálculo de perfis longitudinais de tensão e de corrente em regime alternado; regime transitórios – Descargas atmosféricas incidentes e propagação e ondas viajantes; chaveamentos e geração de impulso de manobra; Ensaios em alta-tensão : Impulso atmosférico, impulso de manobra, tensão aplicada e tensão induzida. A realização e ensaios de ensaios de laboratório.

Técnicas de Aterramento Elétrico e SPDA (LP II) - 60 h/a

Fundamentos de Aterramento Elétrico: princípio, finalidade, requisitos básicos; Resistência e impedância de aterramento; Resistividade do solo; Especificação de materiais, corrosão, esquemas e normas de aterramento de baixa tensão; Técnicas de medição: normas, equipamentos e métodos de medição de resistência de aterramento e de resistividade do solo; Dimensionamento e projeto de malhas de aterramento para subestações: método IEEE e de modelagem numérica; Aterramento de instalações elétricas - estudo de casos: Linhas de transmissão, redes aéreas de distribuição, usinas eólicas e fotovoltaicas; Princípios de aterramento elétrico impulsivo: Descargas atmosféricas, modelos do surto de corrente, impedância de aterramento transitória e impedância de surto; Introdução ao conceito de SPDA com seus três subsistemas – Captação, Descida e Aterramento elétrico; NBR 5419: a norma nacional para SPDA – Uma visão geral - Partes 1 a 4; Cálculo de projeto de SPDA – Da exigibilidade à execução.

DISCIPLINAS DO NÚCLEO INVESTIGATIVO

DISCIPLINAS DO NÚCLEO INVESTIGATIVO

Metodologia da Pesquisa (LPs I e II) - 30 h/a

Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico, planejamento da pesquisa cientifica. Orientação para produção e apresentação de trabalhos de pesquisa.

Seminários de Trabalho de Conclusão (LPs I e II) - 30 h/a

Caracterização do tema. Pesquisa bibliográfica. Premissas, objetivos e hipóteses do tema. Análise crítica de textos tecno-científicos. Planejamento do Trabalho de Conclusão.