FURB recebe visita de deputado da República Democrática do Congo
Por Lucas Adriano [27/02/2025] [16 h42]
O deputado Michel Omba Taluhata, da República Democrática do Congo, visitou a FURB nesta quarta-feira (26), para conhecer a Universidade e encaminhar futuras parcerias com instituições de ensino superior. Conforme a Coordenadoria de Relações Internacionais da FURB, que intermediou a agenda, há interesse no aprofundamento do intercâmbio acadêmico com este país em dois grandes eixos gerais: na área agrícola, com pesquisas em engenharia florestal sobre a fauna e flora daquele continente; além da área de tecnologia, mais precisamente com atividades de Sistemas de Informação e Ciência da Computação.
“A FURB é muito bem consolidada na questão da internacionalização, nós já temos convênios com muitos países, mas temos buscado essa ampliação de países, tanto para receber alunos, quanto para que os nossos estudantes também tenham opções variadas na busca de intercâmbio. Então, essa vinda da República Democrática do Congo é muito importante, assim como outras também que temos feito, mostrando essa busca na qual estamos, de ampliar as possibilidades de internacionalização”, destaca a professora Marcia Sardá Espindola, Reitora da FURB.
Quarto país mais populoso do continente africano, a República Democrática do Congo conta com muitos imigrantes no Brasil. O parlamentar que visitou a FURB nesta quarta-feira (26), inclusive, passou a ter contato com a Universidade por meio da imigrante congolesa e ativista social Hortense Mbuyi, que mora no Brasil há dez anos.
A agenda dos visitantes contou com uma reunião na Coordenadoria de Relações Internacionais seguida de um encontro com a Reitora em seu gabinete, acompanhado pelos professores Bruno Tomio, coordenador da CRI, James Dadam, do Departamento de Comunicação, e Germano Gehrke, chefe de Gabinete da Reitoria. Segundo a CRI, as tratativas ainda estão em um estágio inicial e serão analisadas as viabilidades de um possível acordo futuro com instituições de ensino superior da República Democrática do Congo.
Assista à reportagem abaixo e saiba mais sobre a visita realizada nesta quarta-feira (26) na FURB: