Aula inaugural do CCHC da FURB debate políticas do tempo e o mundo contemporâneo

Aula inaugural do CCHC da FURB debate políticas do tempo e o mundo contemporâneo

Foto: Lucas Adriano

Centenas de estudantes dos cursos do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da FURB assistiram na noite de quarta-feira (26) à aula inaugural do primeiro semestre de 2025. A solenidade foi realizada no auditório da Biblioteca do campus 1 da Universidade.

Em pauta, aspectos da temporalidade na história e a necessidade de se trazer a temática do tempo para debate, muito além da sala de aula. O convidado foi o docente Walderez Simões Costa Ramalho, vinculado à UDESC, que estuda a Teoria e Filosofia da História, História do Tempo Presente e História da Historiografia. O pesquisador integra a International Network for Theory of History (INTH), uma rede internacional de pesquisadores que discute academicamente estas e outras temáticas.

“O CCHC tem se caracterizado por fomentar discussões importantes sobre o contemporâneo, sobre a nossa sociedade e a nossa realidade. Num tempo, num mundo em que as novas tecnologias estão cada vez mais impactando o nosso fazer jornalístico, de assistentes sociais, de historiadores, de cientistas sociais, a gente precisa parar e pensar sobre isso”, afirma Sandro Lauri da Silva Galarça, diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da FURB.

Na solenidade de abertura da aula inaugural, estiveram presentes os chefes de departamento do CCHC, docentes e estudantes dos cursos, assim como o professor Christian Krambeck, representando a Reitoria da Universidade. Em seguida, a mesa foi desfeita e houve o debate, com a mediação do professor Edison Lucas Fabricio, do curso de História da FURB. Ao longo da aula, foram trazidos temas relacionados ao cenário socioeconômico e político do Brasil, bem como os desafios do cotidiano para o profissional das áreas de humanas e da comunicação.

Assista à reportagem e saiba mais sobre o evento: