Conheça o grupo de pesquisa da FURB que utiliza histórias em quadrinhos como fonte de estudo
Por Duda Amaral, estagiária de Jornalismo [07/03/2025] [15 h58]
O Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da FURB, coordenado pelo Leonardo Brandão, iniciou suas atividades há cerca de um ano e reúne estudantes, egressos e pesquisadores da universidade. O objetivo do grupo é utilizar as histórias em quadrinhos como fonte de estudo para aprofundar o conhecimento sobre temas históricos.
As pesquisas são desenvolvidas a partir das obras que estudantes escolhem para estudar. O doutorando do Programa de Pós-graduação e Desenvolvimento Regional da FURB, Carlos Eduardo explicou como funciona a rotina, sendo pesquisador do programa e do Grupo de História em Quadrinhos: “A rotina está muito vinculada com o próprio programa e a graduação, no meu caso o doutorado por existir essa flexibilidade tanto no grupo, quanto no programa”, diz Carlos.
As temáticas são discutidas pelos estudantes, durante reuniões do grupo. Dessa forma, não apenas promove o conhecimento acadêmico, mas também a socialização entre os membros do grupo. Os estudantes também têm a liberdade de explorar outros formatos de história, a exemplo da estudante Lara Mingotti que decidiu fazer suas pesquisas com base em charges.
“Iniciei a graduação com interesse em estudar a ditadura militar no Brasil, com ênfase na história das mulheres. No caminho da minha pesquisa, em meio a jornais de grande circulação, eu encontrei chargistas que retratavam o que se esperava da mulher nas décadas de 60 e 70”, explica Lara Mingotti.
Para participar do grupo é necessário ter vínculo com a FURB seja como estudante de graduação ou de pós-graduação. Os interessados podem devem os monitores Centro de Pesquisa Histórica da FURB, localizado no bloco R.
Para mais informações acesse @gphq_furb no Instagram