Liga interdisciplinar da FURB promove jornada acadêmica sobre saúde da população LGBTQIAPN+
Por Lucas Adriano [14/03/2025] [17 h25]
A Liga Interdisciplinar de Diversidade e Sexualidade (Lindes), vinculada ao curso de Medicina da FURB, promove de 18 a 19 de março a sua primeira Jornada Acadêmica. O tema norteador é a política de saúde para a população LGBTQIAPN+, um dos assuntos principais da liga.
Serão realizados encontros com profissionais da saúde, médicos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais do Direito e egressos da FURB. Toda a programação será realizada das 18h30 às 22h, no Auditório da Biblioteca do campus 1 da FURB e é necessário se inscrever até 17 de março para participar.
Na primeira noite de programação, haverá uma palestra com o docente Renan de Vita, do Departamento de Psicologia, e com a estudante Luana Souza, do curso de Direito. Ambos integram o projeto de extensão “Ações colaborativas integradoras de ressocialização e de reintegração social nas Unidades Prisionais de Blumenau” e falarão sobre suas atividades desenvolvidas junto a estas pessoas. Em seguida, as profissionais Silene Luzia Müller Vieira e Rejane Wilwert, vinculadas ao Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP), irão ministrar uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) na comunidade LGBTQIAPN+, tendo como base a sua atuação profissional na rede pública municipal de assistência social de Blumenau.
Na segunda noite de programação, as profissionais Veruscka de Albuquerque Gromann, Elisângela Méier e Andressa Pedro Barbosa abordarão o tema “Homens trans que gestam”. Na sequência, haverá uma palestra sobre o atendimento à comunidade LGBTQIAPN+ no Sistema Único de Saúde (SUS), com a presença do Grupo PET Saúde Acolhimento e Maternagem e dos profissionais Luis Gabriel Blemer e Rosane Magaly Martins.
Para saber mais sobre a Jornada Acadêmica, basta acessar as redes sociais da Liga que está organizando a programação. Há a opção de inscrições com caráter social, com isenção de pagamento da taxa de inscrição, bem como a certificação para contabilização de horas de Atividades Acadêmico-científico-culturais (AACCs).