Universidade firma acordo para formar merendeiras

Universidade firma acordo para formar merendeiras

Foto: Ingrid Leonel

A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, assinou na manhã desta terça-feira, 26 de maio,  termo de cooperação com o Instituto Dona Alice Henrique de Campos, representado pela presidente Lidiane Gonçalves dos Santos Barbosa, com o objetivo de promover atividades socioeducativas nas áreas de gastronomia, cultura e bem estar-social. O ato formaliza atividades em parceria, como a formação de merendeiras da Rede Municipal de Educação de Blumenau.
 
A aproximação do Instituto com a FURB deu-se em virtude dos espaços e equipamentos da Universidade para oferta do curso de Gastronomia, de curta duração, além da graduação em Nutrição, com duração de quatro anos. A partir desses conhecimentos, a instituição mobiliza troca de conhecimentos e serviços comunitários. Não há transferência de recursos no contrato celebrado.
 
Em 2019 o Instituto Dona Alice deu início ao projeto Crescer e Semear para capacitar merendeiras de 13 (das 128) escolas da rede municipal do ensino de Blumenau nas quais a merenda não é terceirizada. Foram atendidas 40 profissionais. As ações terão continuidade e a entidade pretende ainda este ano viabilizar outro projeto, o Crescer e Acolher. A ideia é qualificar mulheres em vulnerabilidade social como empreendedoras na gastronomia. O curso já está planejado mas em virtude da pandemia do coronavírus deve migrar para versão virtual.
 
Os parceiros do acordo destacam a necessidade de olhar mais crítico em prol da saúde e dos hábitos mais saudáveis para a população, desenvolvendo atividades de formação e capacitação de merendeiras de ensino do Município de Blumenau.
 
Dentre os objetivos da parceria estão: orientar as merendeiras pertencentes ao quadro da Rede Pública de Ensino acerca da importância de apresentar nos cardápios das escolas de Blumenau novos alimentos e alimentos esquecidos o dia-a-dia da; desenvolver receitas alternativas de refeições saudáveis que integrarão o cardápio das escolas blumenauenses; despertar nas crianças da rede de ensino a vontade de comer de forma saudável e de explorar o mundo dos alimentos; incutir nos alunos das escolas o hábito da alimentação saudável e incentivá-los a estender estes hábitos ao seu convívio social.
 
O projeto tem prazo de desenvolvimento entre maio/junho a dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A atividades ocorrerão nos períodos matutino e vespertino. As aulas acontecerão no Laboratório de Gastronomia da FURB, que fica localizado no campus 3 da Universidade. São projetos desenvolvidos por meio do Instituto Furb.