Farmácia faz live com Doutor em Toxicologia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [20/05/2020] [22 h27]
Pesquisador do Hospital das Clínicas da USP participa de live que começa às 20h15min desta quinta-feira, 21 de maio, sobre o tema “O papel do farmacêutico no monitoramento terapêutico”. Trata-se do Dr. Leonard Kanda Kupa, egresso da Universidade Regional de Blumenau (FURB), convidado pelo curso de Farmácia da Universidade.
Nascido na República Democrática do Congo, o Dr. Leonard Kanda Kupa formou-se no curso de Farmácia da FURB em 2013, iniciando no mesmo ano o seu mestrado na Universidade de São Paulo (USP). Logo depois do término do mestrado, ingressou no doutorado, em 2015, também na USP, na área de monitoramento terapêutico. Concluiu a tese em 2019.
Atualmente, o Dr. Leonard é professor do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, nas disciplinas de Farmacocinética e Farmacoterapia. Além disso, atua com pesquisa no Hospital das Clínicas. “Já trabalhei com pacientes de UTI que tinham queimaduras, quando estava no doutorado, e atualmente trabalho com pacientes que têm doenças autoimunes, fazendo o monitoramento dos medicamentos que esses pacientes usam”, disse o Dr. Leonard Kanda Kupa.
A live será realizada no Instagram do curso de Farmácia da FURB (@cursofarmaciafurb) no dia 21 de maio, com início às 20h15. Dentre os assuntos que serão abordados, o doutor falará sobre como o monitoramento terapêutico está no Brasil hoje, o país comparado com o mundo e também sobre o que esse trabalho implica no dia a dia e quais são os meios para fazer parte desta área.
“É um tema muito importante e atual na área de Farmácia Clínica, pois o monitoramento terapêutico consiste na determinação da concentração de um medicamento no sangue, com a finalidade de ajustar a dose, levando à melhor resposta terapêutica, reduzindo efeitos adversos”, comentou a Coordenadora do Curso de Farmácia da FURB, Isabel Daufenback Machado. “O monitoramento terapêutico é feito para fármacos com efeito muito próximo do tóxico, por isso sua concentração no sangue deve ser monitorada para ter melhor resposta ao tratamento”, completou a professora.
Live com ginecologista
Também na quinta-feira, 21, um pouco mais cedo, às 17 horas, o professor Dr. Alessandro Silveira, do curso de Farmácia da FURB, fará uma live com a ginecologista Dra. Adriana Campaner, que é professora da Santa Casa de São Paulo.
Com o tema "Microbiota Vaginal e Corrimentos de Repetição", a live será realizada pelo Instagram do professor Dr. Alessandro (@alessandromicro). O objetivo da conversa é falar sobre as principais causas (infecciosas ou não) do corrimento vaginal, assim como maneiras para prevenir e quando é necessário tratar.
"Também discutiremos sobre o importante papel do microbiota vaginal, que atua dificultando a entrada e proliferação de outros microrganismos indesejados", disse o professor Dr. Alessandro Silveira em publicação no seu Instagram.
A Dra. Adriana Campaner é chefe do setor de Patologia Genital Inferior e Colposcopia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e doutora em tocoginecologia pela FCMSCSP. Suas áreas de atuação são a Ginecologia, Patologia Genital Inferior e Colposcopia.