Secretário de Desenvolvimento de SC visita Centro de Inovação

Secretário de Desenvolvimento de SC visita Centro de Inovação

Foto: Marta Pego/FURB TV

Lucas de Souza Esmeraldino, secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina esteve na manhã desta terça-feira, 19 de maio, no Centro de Inovação de Blumenau. Em obras desde 2014, o edifício, com 3.752,62 m², está pronto, localizado junto ao campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que cedeu o terreno e tornou-se a única Universidade a fazer parte dessa iniciativa governamental em SC.
 
“Estamos ansiosos para fazer com que a conexão entre os centros de inovação ocorra em toda Santa Catarina e temos certeza que em Blumenau a estrutura vai ativar o ecossistema de inovação local” comentou o secretário Lucas, acompanhado do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da secretaria, Rafael Meyer. O diretor destaca que falta pouco para a inauguração: “estamos no caminho do último contrato aditivo, que trata da aquisição de divisórias e equipamentos de climatização do prédio, muito em breve o Centro de Inovação de Blumenau será ativado”. 
 
O encontro com o secretário e comitiva reuniu, além de membros do Governo do Estado de Santa Catarina e da FURB, políticos, representantes da prefeitura de Blumenau e do Instituto Gene, organização social que fará a gestão do espaço. Para o presidente do Conselho de Administração do Gene, Udo Schroeder, as notícias são boas: “com esta visita, estamos torcendo para que a gente consiga, rapidamente, a liberação do ´Habite-se´e alvará de uso do prédio para começar".
 
A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, entende que a conclusão do Centro de Inovação neste momento, em que a sociedade se prepara para a retomada das atividades pós pandemia da Covid-19, é oportuna. “A Universidade faz parte do projeto do Centro de Inovação desde o começo, pois sempre acreditou que ele daria impulsionamento à inovação. Mas, sempre destacamos que ele não pode ser apenas mais um prédio, mas que deve gerar inovação em todo seu contexto. Temos que pensar de que maneira as pessoas vão trabalhar a partir de agora, se será em home office ou em grandes espaços corporativos. O que sabemos é que precisamos de espaços assim, que promovam encontros. A inovação é feita de encontros e esse espaço foi pensado para isso. Agora, mais do que nunca, o Centro de Inovação será um impulsionador, nesse novo modelo pós pandemia”, considera a reitora.
 
“Com o secretário Lucas nos dando a garantia da continuidade dos recursos para os acabamentos finais do Centro de Inovação, com certeza esse instrumento entregue à comunidade será de grande conquista e de bons resultados na questão da inovação e desenvolvimento tecnológico na cidade de Blumenau” comentou o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt.
 
Também estiveram no encontro em Blumenau com o secretário de estado, o deputado estadual Ricardo Alba, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Móris Kohl, o diretor de Desenvolvimento Econômico e de Inovação do município Charles Schwanke e o pró-reitor de Administração da FURB, Jamis Piazza, entre outros assessores técnicos.
Segundo o pró-reitor Jamis Piazza, ainda falta uma parcela do Governo do Estado para finalização do Centro, em torno de R$ 1.300.000,00 para abrir licitação à compra das divisórias e a parte de climatização, além dos projetores.
 
Além de ceder o terreno, a FURB disponibilizou para o projeto uma equipe de engenheiros e arquitetos, bem como a fiscalização das obras. Como última etapa, está o acabamento do entorno. As empresas terceirizadas para a edificação estiveram sob coordenação da Universidade, numa parceria diferenciada dentre os Centro de Inovação catarinenses que em outras localidades foram implementados com aporte das prefeituras municipais. A execução dos trabalhos e prestações de contas envolveu diretamente a Pró-reitoria de Administração e Divisão de Administração do Campus da FURB, com o escritório de projetos da instituição.
 
A FURB TV acompanhou a visita do secretário: