FURB promove oficina sobre manejo de abelhas nativas sem ferrão com visitas a laboratório e meliponário da Universidade
Por Lucas Adriano [01/04/2025] [17 h29]
O Programa de Educação Tutorial de Biologia da FURB (PETBio) promoveu na tarde do último dia 26 de março uma oficina aberta a calouros e egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade. As atividades tiveram início no Laboratório de Zoologia localizado na sala T-229, com apresentações teóricas sobre o manejo de abelhas nativas sem ferrão, demonstrando um pouco da diferença que há entre elas e as abelhas com ferrão, bem como os hábitos destes insetos e o tipo de mel produzido por ambas.
Após este momento mais teórico da oficina, os participantes puderam conhecer o meliponário da Universidade, localizado nos fundos do bloco R do campus 1, onde há diversas caixas de abelha. Neste espaço, o público pôde acompanhar um pouco do trabalho que é feito no espaço, que possui caráter didático.
“O objetivo da nossa oficina é falar sobre a importância da abelha sem ferrão, quais são os benefícios de ter uma caixa, o papel de conservação da biodiversidade, o porquê elas exercem um papel de polinização, serviços ecossistêmicos, qual que é a importância da abelha para a natureza, como que se organiza um meliponário, como são organizadas as abelhas dentro de uma colmeia”, afirma Amanda Beszczynski, estudante de Ciências Biológicas que integra a equipe do PETBio que ministrou a oficina.
Segundo os integrantes do PETBio, o meliponário da Universidade também recebe visitas de escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da região. O espaço também é aberto em dias especiais como o Interação FURB, enaltecendo o trabalho de conservação do meio ambiente desempenhado pelas abelhas, bem como o trabalho que elas fazem para o equilíbrio do ecossistema. Para saber mais sobre as oficinas, basta acessar as redes sociais do PETBio.
Assista à reportagem em vídeo abaixo e saiba mais como foi parte da oficina: