Estudantes de Medicina da FURB promovem “Hospital do Ursinho” no Lar Betânia, em Blumenau
Por Camila Maurer [02/04/2025] [16 h34]
Estudantes de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) promoveram nesta quarta-feira, 2 de abril, uma ação com crianças atendidas pelo Lar Betânia, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. O “Hospital do Ursinho” transformou as crianças em médicos por um dia através da simulação de atendimentos médicos em ursos de pelúcia. A ação objetiva combater a iatrofobia infantil, isto é, o medo que algumas crianças sentem em relação ao atendimento médico, e contou com o envolvimento de cerca de 50 estudantes do primeiro período do curso de Medicina.
Marina Cunha, estudante do sexto período de Medicina e uma das organizadoras da ação, explica que o Hospital do Ursinho objetiva fazer com que as crianças associem o atendimento médico a experiências positivas e não sintam medo quando precisarem passar por situações como consultas, exames e vacinas. “Os calouros trazem estetoscópio, jalecos, máscaras, toucas, tudo para eles se sentirem médicos e poderem atender os ursinhos”, explica.
A ação é promovida pelo Comitê IFMSA Brazil FURB, um grupo local que representa a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, entidade que agrega estudantes de 129 países. Marina Martello, estudante do quarto período de Medicina e integrante do Comitê, explica que, além de ajudar as crianças a lidarem melhor com o atendimento médico, a ação permite o contato dos estudantes com a comunidade. “Aqui em Blumenau, a gente tenta fazer atividades conforme a demanda da comunidade. A IFMSA busca muito integrar os estudantes com a comunidade e a gente gosta muito de fazer essas ações, como o Hospital do Ursinho”, ressalta.
Para a caloura de Medicina Luiza Ferreira de Melo, o Hospital do Ursinho é uma oportunidade para ter contato com as crianças ainda no primeiro período da Graduação. “O meu sonho é a Pediatria, então eu estou maravilhada. É muito bom poder trabalhar com tantas crianças e ter um contato diferente porque na faculdade, principalmente no primeiro semestre, a gente não tem tanto contato com as pessoas, acaba ficando só na teoria, mesmo. É muito bom para a gente ter esse contato direto e explicar para as crianças como funciona a vacinação, as injeções para elas perderem esse medo”, destaca.
A edição deste semestre do Hospital do Ursinho contou com a participação de uma turma de 46 crianças de 4 e 5 anos atendidas pelo Lar Betânia, em Blumenau. A Associação Assistencial Lar Betânia existe desde 1979 e presta atendimento a cerca de 380 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade através de atividades socioeducativas em tempo integral. Para a diretora da instituição, Débora Brueckheimer, ações como o Hospital do Ursinho ajudam as crianças a lidarem melhor com situações do dia a dia, como tomar vacinas, de forma lúdica e divertida.