FURB e estudantes se mobilizam para ampliar discussões sobre diversidade no âmbito acadêmico
Por Lucas Adriano [08/04/2025] [17 h47]
Estudantes de vários cursos da FURB estão se organizando com o intuito de ampliar discussões de acolhimento e integração da comunidade LGBTQIAPN+ na Universidade. Já há inclusive, no âmbito da graduação, a Liga Interdisciplinar de Diversidade e Sexualidade (Lindes) que trata do assunto, mas o objetivo do grupo é ir além, somando esforços em prol da causa.
Há cerca de dois anos, o estudante Daniel Tecila, do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FURB, atua como mediador de um grupo de acolhimento vinculado à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) chamado “Nossa Poética Queer”. O grupo realiza encontros quinzenais, que acontecem na FURB, mas que também são abertos à comunidade externa. Nos encontros, são discutidas obras como filmes, músicas e demais iniciativas culturais sobre o tema.
“A minha pesquisa discutia a relação da arte com as discussões de gênero e sexualidade, entendendo que estudantes LGBT+ existem nessa Universidade, ocupam um espaço aqui e buscam um por acolhimento e por um espaço que permita discutir essas questões, que são tão caras tanto para a nossa comunidade quanto também para a sociedade de modo geral”, afirma Daniel Tecila, mestre pelo PPGE/FURB.
E agora, além da Liga Acadêmica e do grupo de acolhimento, a estudante Natacha Porath, de Psicologia, está iniciando o seu estágio obrigatório da graduação com um olhar para a psicoterapia junto à comunidade LGBTQIAPN+. O trabalho da estudante, orientado pela professora Josiele Bené Lahorgue, envolve a criação de um grupo terapêutico, com encontros periódicos e dinâmicas similares ao grupo de acolhimento já existente, para ouvir os integrantes desta comunidade junto aos serviços da Clínica de Psicologia da FURB. As atividades do novo grupo iniciam a partir de 16 de abril.