Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) promove Semana Acadêmica; evento propõe reflexão sobre diferentes fases da vida
Por Camila Maurer [10/04/2025] [17 h01]
Programação segue até sexta-feira, 11 de abril
Perdas e lutos na infância, crises na adolescência, impactos das redes sociais, ancestralidade e envelhecimento são alguns dos temas abordados pela Semana Acadêmica de Psicologia deste ano, que propõe uma reflexão sobre diferentes fases do desenvolvimento humano. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), teve início na segunda-feira, 7 de abril, e tem atividades previstas ao longo de toda a semana. Nesta quarta-feira, 9, estudantes e professores se reuniram no Auditório da Biblioteca Universitária para uma roda de conversa sobre os impactos das redes sociais na construção dos sujeitos.
A atividade foi conduzida pela pesquisadora Daniela Ribeiro Schneider, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que propôs uma reflexão sobre o papel da Psicologia no cenário atual, amplamente influenciado pelo uso intensivo de redes sociais. “Refletimos sobre o papel das redes sociais na contemporaneidade, que têm transformado o modo como a gente vive as nossas relações sociais e o papel da Psicologia nisso, falando um pouco dessa manipulação que as redes produzem e como a Psicologia pode ajudar a construir alternativas e resistências”, destacou Schneider.
Yasmim Souza, presidente do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), destaca que a programação da Semana Acadêmica foi pensada de modo a contemplar temas sobre os quais os estudantes apresentaram interesse em se aprofundar, de forma complementar à formação oferecida pelas disciplinas. “A gente quis trazer essa ideia de fases da vida. O nome da semana é ‘Sou Nós’, essa ideia de que somos sujeitos a partir do que construímos com o outro. Cada dia foi pensado para uma fase da vida”, explica. A programação de segunda-feira abordou a infância, enquanto as atividades de terça-feira exploraram questões relacionadas à adolescência. Nesta quarta-feira, a idade adulta foi o fio condutor da programação. Para quinta e sexta-feira, estão previstas atividades relacionadas ao envelhecimento e à morte.
Marisa de São Thiago Rosa, professora coordenadora da Semana Acadêmica, ressalta a importância de eventos como este para o processo de formação dos estudantes. “Esse tipo de evento, como qualquer outro evento que ultrapassa os muros da universidade, é extremamente importante, pois o aprendizado não ocorre apenas em sala de aula. Quanto mais diversas forem essas possibilidades de os estudantes poderem ter acesso a outros espaços formativos, mais fundamentada é a formação desses estudantes”, enfatiza.
Além das rodas de conversas realizadas nos auditórios da Biblioteca e do Bloco J, a programação da Semana Acadêmica de Psicologia conta com uma série de sessões coordenadas destinadas a apresentação de pesquisas e projetos realizados por estudantes e profissionais da Psicologia. A programação segue até sexta-feira, 11 de abril, nos períodos matutino e noturno.