Projeto da FURB realiza oficinas sobre redes sociais e podcasts a estudantes da rede pública

Projeto da FURB realiza oficinas sobre redes sociais e podcasts a estudantes da rede pública

Foto: Projeto Cidadania Conectada

Iniciativa da FURB em parceria com a Escola Elza Pacheco e a Fundação Fritz Müller promove educação digital e protagonismo juvenil

 

Com o propósito de capacitar jovens para uso crítico e responsável das mídias digitais, o projeto de extensão da FURB “Cidadania Conectada: Capacitação em Mídias Digitais e Produção de Podcasts para Jovens” iniciou as atividades nesta terça-feira, dia 8 de abril, em Blumenau. A primeira oficina abordou práticas de redes sociais com foco em ética, engajamento e segurança digital.

O projeto “Cidadania Conectada” busca capacitar 80 adolescentes da rede pública de ensino através de oficinas teóricas e práticas que abordam desde o uso seguro das redes sociais até a produção e publicação de podcasts. Os conteúdos produzidos pelos participantes serão disponibilizados em plataformas digitais, promovendo debates sobre cidadania e segurança online. A expectativa é que os jovens desenvolvam competências técnicas, ampliem sua visão crítica sobre o universo digital e se tornem multiplicadores desse conhecimento em suas comunidades.

A ação responde a um cenário em que os jovens estão cada vez mais conectados, mas muitas vezes desprovidos de orientações sobre segurança, privacidade e combate à desinformação. “O que buscamos é fortalecer o pensamento crítico dos jovens, proporcionar reflexões sobre seu papel na sociedade digital e prepará-los para serem criadores conscientes em um ecossistema de informação cada vez mais complexo”, destaca o professor Clóvis Reis, coordenador do projeto.

Para a professora Fabrícia Durieux Zucco, responsável pela coordenação pedagógica do projeto, é importante destacar o trabalho conjunto: “As parcerias do projeto permitem que ele se insira diretamente na rotina escolar e na realidade dos alunos. Isso torna o aprendizado mais significativo e com potencial transformador”, analisa.

As próximas oficinas acontecerão nos meses de abril e maio, abordando temas como desinformação, cyberbullying, direitos digitais, produção de áudio e ética nas redes sociais. Confira o cronograma:

 

  • 22 de abril (terça-feira) – Oficina de Cidadania e Riscos da Internet
    Horário: 13h30 às 17h30
    Local: EEB Prof. Elza Henriqueta T. Pacheco
  • 13 de maio (terça-feira) – Oficina de Produção de Áudio e Podcast
    Horário: 13h30 às 17h30
    Local: Laboratório de Áudio – Furb
  • 27 de maio (terça-feira) – Produção e edição dos podcasts
    Horário: 13h30 às 17h30
    Local: Laboratório de Áudio – Furb

 

O projeto “Cidadania Conectada” é uma parceria entre a FURB, a Fundação Fritz Müller e a Escola de Educação Básica Prof. Elza Henriqueta T. Pacheco.