FURB recebe palestra de autor que estuda publicações em língua alemã realizadas fora da Alemanha

FURB recebe palestra de autor que estuda publicações em língua alemã realizadas fora da Alemanha

Foto: Gustavo Bruch Féo

O escritor, fotógrafo e jornalista alemão Björn Akstinat apresentou uma palestra na noite de sexta-feira (11) no auditório do bloco T do campus 1 da FURB. O encontro foi uma iniciativa da FURB, Núcleo de Língua Alemã da ACIB e Instituto Cultural Brasil Alemanha, contando com a presença de estudantes do curso de Licenciatura Letras Alemão (FUMDES) da Universidade.

Em sua fala, o autor alemão deixou claro que já havia percorrido outras cidades do Sul do Brasil em que havia registros de colonização ou influência alemã. O pesquisador lembrou que outras instituições bastante tradicionais do século XIX, como as igrejas, também possuíam cultos neste idioma e que o ensino de alemão também se dava nas escolas, em uma realidade anterior à campanha de nacionalização do ensino, promovida pelo governo brasileiro na década de 1930. Em boa parte destes espaços, os primeiros meios de comunicação, que seriam os jornais impressos, também eram escritos em alemão.

“Isso não é nenhuma surpresa, porque se a gente lembrar a prensa de Gutenberg, o livro impresso, isso ocorreu na Alemanha. Não só no caso do Brasil, mas em outros lugares, por exemplo na Rússia, os primeiros jornais escritos foram feitos por imigrantes alemães. (...) E talvez o maior presente seria ver Blumenau tendo um jornal em língua alemã novamente, como aconteceu em outros tempos, levando-se em conta o impacto que a língua tem assim como um todo. Não entendo o jornal como algo ultrapassado, mas sim algo que traz um apelo para o resgate do significado da língua alemã”, ressaltou Björn Akstinat.

Conforme o chefe de gabinete da Reitoria da FURB e representante da Universidade no Núcleo de Língua Alemã da Acib, Germano Gehrke, a vinda do pesquisador a Blumenau ocorre em meio a estudos que ele está realizando em regiões com colonização alemã no Brasil. Conforme Germano, a FURB possui muitas Universidades parceiras na Alemanha, promovendo pesquisas em conjunto em áreas como saúde, engenharia e tecnologia, além de ser um dos principais destinos dos intercambistas FURB, com possibilidades de intercâmbio, acordos de cotutela e dupla titulação.

Assista à reportagem em vídeo e saiba mais sobre a palestra de Björn Akstinat na FURB: