Acessibilidade em foco: FURB investe em acessibilidade como prioridade permanente
Por Lucas Adriano [22/04/2025] [16 h42]
Num cenário de crescimento no número de estudantes, a FURB está investindo na adaptação de seus espaços e acesso a salas de aula, restaurantes, complexos esportivos, banheiros e locais de convivência. Com ampla infraestrutura, construída em uma época na qual nem mesmo a legislação previa acessibilidade, a Universidade está passando por obras como a construção e adequação de rampas, adaptação de banheiros para cadeirantes e até mesmo a construção de um novo elevador.
O novo elevador será instalado em breve entre os blocos G e F do campus 1. As obras já começaram e contam com recursos oriundos de emenda parlamentar. O mecanismo fará com que estudantes que venham da rua São Paulo e que se locomovem com cadeira de rodas possam entrar no campus 1 da FURB pelo bloco G, sem precisar contornar uma longa distância até a rampa de acesso ao bloco A. Além dos investimentos em adaptação de espaços físicos, haverá em breve uma nova sinalização visual dos espaços FURB para pessoas com visão reduzida, piso tátil e sinalização em braile, mas as melhorias relacionadas a acessibilidade vão além.
Em 2024, foi instituída a Comissão de Diversidade e Inclusão (Codin), presidida pela professora Halina Leal, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC), que está elaborando uma política específica da própria FURB para regrar as iniciativas que a instituição terá para lidar com esta temática, que se faz cada dia mais necessária. Tal comissão conta com três eixos: pessoas com deficiência; gênero e sexualidade; raça e etnia.
Com relação ao acompanhamento de pessoas com deficiência, são atualmente cerca de 260 estudantes que estão sob acompanhamento direto da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). Ele é oferecido de forma totalmente gratuita ao estudante com deficiência, que pode usufruir do auxílio de um intérprete e tradutor de libras, assistente social, acompanhamento psicológico, planejamento de rotas acessíveis, para quem tenha dificuldade locomotora, adaptação de materiais didáticos para estudantes com baixa visão, entre outros serviços. Muito além de adequações arquitetônicas, político-pedagógicas e de infraestrutura, a Universidade está em busca permanente de mecanismos que ampliem seu serviço de apoio multiprofissional ao estudante, estando cada vez mais próximo dele e tratando-o de forma acolhedora.
“A gestão, os servidores, todo o contexto universitário, ele tenta facilitar ou garantir o direito de acessibilidade da pessoa com deficiência aqui dentro das nossas instalações. Então, de uma forma ou de outra, sempre a FURB tenta garantir com que o estudante que tenha deficiência chegue na sala de aula e tem o melhor desempenho possível dentro do seu ambiente acadêmico “, ressalta Marcus Vinicius Marques de Moraes, Vice-Reitor da FURB.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre os trabalhos que estão em andamento na FURB para ampliar a acessibilidade: