FURB sedia atividades ao longo do Dia Mundial da Criatividade de Blumenau

FURB sedia atividades ao longo do Dia Mundial da Criatividade de Blumenau

Foto: Gustavo Bruch Féo

O campus 1 e o campus 2 da FURB sediaram 19 atividades que integraram o Dia Mundial da Criatividade, na versão exclusiva para Blumenau e região, entre segunda (21) e quarta-feira (23). Convidados do Brasil e do exterior, profissionais do mercado, investidores, profissionais liberais, escritores e empresários estiveram discutindo inovação, soluções para os desafios do cotidiano, com foco na sustentabilidade, respeito aos direitos humanos e metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma das atrações que a FURB recebeu durante a programação do Dia Mundial da Criatividade foi o professor Saturnino de La Torre, professor emérito da Universidad de Barcelona, na Espanha, e autor de mais de 20 livros sobre criatividade. Além da FURB, entidades como o Centro de Inovação Blumenau (CIB), Prefeitura de Blumenau, associações, empresas e instituições de ensino da cidade apoiaram a proposta, liderada internacionalmente pela World Organization for Creativity, organização criada em 2022 pelo brasileiro Lucas Foster.

“A Universidade é de todo mundo, é uma Universidade pública aberta, então quanto mais eventos, mais atividades, melhor a nossa existência, nosso propósito. Então, é um prazer que recebemos esses convidados e integramos essa rede importante do ecossistema de inovação que envolve a empresa Philips, envolve outras empresas, a Prefeitura e outros parceiros também da comunidade interna e externa”, destaca o professor Christian Krambeck, Coordenador de Planejamento da FURB.

Desde primeira edição, realizada há quase 10 anos em São Paulo (SP), o Dia Mundial da Criatividade cresceu e tornou-se embrião tanto do Festival Mundial da Criatividade, realizado no Brasil desde 2021 e considerado o maior festival colaborativo do gênero no mundo, quanto da própria organização internacional, que permite com que líderes empresariais e instituições realizem seus próprios eventos similares nas suas cidades de origem. Até 2030, a World Organization for Creativity tem como meta tornar-se a maior comunidade internacional de líderes criativos, enfrentando desafios globais, discutindo a inovação e promovendo o desenvolvimento social sustentável.

Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foram as atividades do Dia Mundial da Criatividade em Blumenau que foram realizadas na Universidade: