FURB celebra 61 anos com conquistas históricas e comemorações

FURB celebra 61 anos com conquistas históricas e comemorações

Foto: FURB

Dia 2 de maio: um marco para a história do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Há exatos 61 anos, ocorria a aula magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau (FACEB), o embrião da FURB. De 1964 para cá, a região mais populosa de Santa Catarina e uma das mais industrializadas do Brasil se transformou, novos polos tecnológicos foram formados, o Vale do Itajaí se urbanizou, muitas pessoas passaram a constituir família na região, conseguiram os empregos que almejavam e até mesmo abriram seus próprios negócios após passarem pelas salas de aula, laboratórios e demais espaços da Universidade Regional de Blumenau. 

Após uma mobilização popular que tem como marco uma carta da estudante Orlandina Carmem Wüst, com o título “Por que Blumenau não tem uma Faculdade?”, foi colocado em prática no dia 2 de maio de 1964 uma ação de incentivo ao conhecimento que mudaria para sempre o destino de Blumenau e boa parte dos municípios catarinenses. Com a primeira Instituição de Ensino Superior criada fora da capital de Santa Catarina, passou a surgir uma nova classe de empresários, profissionais liberais e até mesmo novas lideranças políticas que, com Ensino Superior completo, puderam melhorar a sua condição de vida e qualificação, sem precisar abrir mão de suas origens.

"Foi uma demanda desses jovens do Ensino Médio e de toda a comunidade que Blumenau também ofertasse o Ensino Superior. Então, a FURB nasce desse movimento e, sendo a pioneira no interior de Santa Catarina, ela também abriu portas a outras instituições e outras cidades que criaram suas instituições. E hoje nós temos essa fortaleza que é o sistema ACAFE. A FURB foi a primeira, completa 61 anos, e no mesmo dia a ACAFE completa 51 anos", destaca a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.

Desde a criação da FURB, já foram mais de 60 mil profissionais formados na graduação, em uma jornada repleta de desafios. O crescimento da Universidade se deu com o esforço de toda uma comunidade: requereu a construção de sede própria, constituição de uma Escola Técnica, atualmente focada em Ensino Médio, ampliação no número de cursos, construção e ampliação de uma das maiores Bibliotecas de Santa Catarina, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão sempre conectados com as necessidades da comunidade local, reconhecimento da FURB como Universidade, criação de programas de pós-graduação, prestação de serviços ao setor público e à iniciativa privada, além de inúmeras outras iniciativas. Afinal de contas, como instituição pública e sem fins lucrativos, a FURB sempre teve como premissa contribuir para o desenvolvimento de Blumenau e região de forma sólida, transparente e arrojada.

Atualmente, são 80 projetos de extensão ativos que atendem 35 mil pessoas por ano. Em 2024, foram mais de 25 mil atendimentos nas Clínicas de Saúde, 2 mil atendimentos nas Clínicas de Odontologia, 12 mil atendimentos em fisioterapia além de mais de 600 atendimentos a bebês de risco. O Núcleo de Prática Jurídica atendeu cerca de 2 mil pessoas em 2024, democratizando o acesso à Justiça. Projetos de educação em Ciências e Matemática beneficiaram quase 40 mil pessoas.

"O ensino que ocorre dentro da sala de aula e nos ambientes formais da Universidade é impulsionado pelas ações de pesquisa, que tem a função de captar as necessidades e os problemas que afligem a sociedade, e a intervenção se dá efetivamente pelos programas de extensão, pelas ações de extensão na comunidade. Assim fechamos o ciclo que é ensino, pesquisa e extensão", explica o professor Marcus Vinícius Marques de Moraes, vice-reitor da FURB.

No ensino, a FURB conquistou o lugar de terceira melhor Universidade de Santa Catarina, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2023, um dos mais conceituados do país. No mesmo ano, passou pelo seu processo de recredenciamento junto ao Ministério da Educação, obtendo a nota 5. Em 2025, a FURB bateu o recorde histórico de matrículas da última década: com cerca de dois mil novos calouros que ingressaram na Universidade neste semestre.

Há dois anos, programas como o Universidade Gratuita, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, tornam a Universidade um lugar cada vez mais inclusivo, com bolsas que custeiam 100% das mensalidades dos estudantes que morem no Estado há mais de cinco anos ou que sejam catarinenses, preferencialmente oriundos de escola pública. "De fato, esse projeto pioneiro em Santa Catarina e no Brasil, em que a FURB é a única na região que acessa essas bolsas, trouxe o jovem que sonhava nessa formação de qualidade", comenta a reitora Marcia.

Pesquisadores da Universidade e docentes também foram contemplados com recursos junto a órgãos de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), garantindo a modernização de laboratórios, aprimoramento das técnicas de pesquisa e consolidação da divulgação científica como forma de se manter no futuro uma posição de vanguarda que a FURB já ocupa ao longo de décadas.

Com quatro campi instalados em Blumenau, a instituição possui aproximadamente 310 laboratórios e 185 salas de aula, além de acordos que fazem com que os estudantes utilizem espaços externos, como os hospitais da cidade, Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), e a fazenda-escola da Funpivi (Fundação Piscicultura Integrada Vale do Itajaí), localizada no município de Timbó.

Desde a primeira aula realizada na FURB, ministrada por Alcides Abreu há exatos 61 anos, já foram milhares de docentes que passaram pelas salas de aula da FURB, com valorosa contribuição no âmbito comunitário, social, político, empresarial, econômico e intelectual de Santa Catarina. Atualmente, são cerca de 1,1 mil servidores ativos na FURB, sendo aproximadamente 650 professores e 450 profissionais técnico-administrativos. Para milhares de estudantes e uma comunidade inteira beneficiada, a Universidade aproveita a data para renovar seu compromisso de continuar garantindo o progresso da ciência, a garantia do acesso ao conhecimento e o desejo de se construir um mundo melhor dia após dia.