Estudantes da FURB auxiliam empresas de Blumenau na solução de problemas administrativos

Estudantes da FURB auxiliam empresas de Blumenau na solução de problemas administrativos

Foto: Lucas Adriano

Entender e ajudar a superar os desafios de quem administra um negócio no Brasil estão entre as várias vivências práticas dos estudantes da FURB. Independentemente do porte ou segmento, é preciso seguir procedimentos técnicos que visem à racionalização de recursos, planejamento logístico, qualificação dos profissionais em posição de liderança, divulgação dos seus serviços e resultados de forma assertiva, entre outros detalhes indispensáveis para o sucesso de uma empresa.

Desde o início deste semestre, estudantes da disciplina de Administração de Recursos Humanos II, do curso de Administração da FURB, estão participando do projeto de extensão “Trainee de inteligência competitiva”, atendendo a pequenas e médias empresas têxteis, prestadoras de serviço, fornecedores de tecnologia e cooperativas de crédito, de Blumenau e região. Todo o trabalho desempenhado pelos acadêmicos não possui custo para as companhias estudadas, que fornecem documentos e informações relativas ao seu organograma funcional, rotinas de trabalho, informações sobre gerenciamento de recursos humanos, qualificação dos cargos de gestão, procedimentos relativos à marketing, mídia externa ou divulgação dos produtos, entre outras rotinas administrativas.

Com as informações em mãos, os estudantes fazem apontamentos e diagnósticos de possíveis falhas de gestão, processos que podem otimizar os resultados e outras soluções devidamente fundamentadas na área das Ciências Sociais Aplicadas. O ápice da atividade é marcado pelo momento no qual gestores ou sócios destas companhias recebem a devolutiva de material dos estudantes, que colocam em prática os conceitos acadêmicos e teóricos vistos em sala de aula. No final do semestre passado, tal devolutiva foi entregue em uma solenidade no Centro de Inovação Blumenau.

“Eles fazem uma análise crítica. Quando a gente fala análise crítica não é uma crítica a essas organizações, é na verdade levantar o que elas estão fazendo bem e o que precisa ser realinhado” explica Mirian Magnus Machado, professora do Departamento de Administração da FURB.

De acordo com a professora, a atividade pode resolver problemas reais e ao mesmo tempo fortalecer o aprendizado dos acadêmicos. Segundo ela, o grande desafio para o futuro do projeto é prospectar mais microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, ONGs e instituições públicas do terceiro setor. Até o momento, nas edições já realizadas, as empresas tinham algum tipo de relação com os estudantes, seja na família, vizinhança ou sendo o próprio local de trabalho.

Confira uma reportagem em vídeo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB que detalha uma aula prática de preparação destes materiais: