Projeto de extensão da FURB realiza exposição de conscientização sobre o Maio Amarelo
Por Lucas Adriano [15/05/2025] [16 h57]
Com a temática “Construindo um Futuro Seguro”, foram abertas, na noite desta segunda-feira (12) no saguão do bloco A do campus 1 da FURB, as atividades educativas alusivas ao Maio Amarelo na Universidade. Estudantes de diversos cursos de graduação acompanharam o lançamento da exposição que é totalmente gratuita e segue aberta à visitação até sexta-feira (16). A iniciativa é do projeto de extensão da FURB “Te Orienta no Trânsito”, em parceria com a Escola Pública de Trânsito de Blumenau, Guarda Municipal de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na solenidade de abertura, professores vinculados ao projeto de extensão e ao Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) tiveram momentos de fala com a presença de especialistas, educadores, representantes de entidades parceiras e líderes de projetos que difundem a necessidade de promover a educação no trânsito, principalmente para crianças. Materiais didáticos com linguagem voltada ao público infanto-juvenil, veículos acidentados e simuladores de impacto de colisão também estavam disponíveis ao público que passou pelo saguão do bloco A na noite de segunda (12).
Na próxima quinta-feira (15), das 08h às 12h, o público que frequentar a exposição poderá utilizar um simulador de motocicleta, proporcionando uma vivência prática sobre os desafios e responsabilidades de se conduzir uma moto. Já na sexta-feira (16), das 08h às 12h, haverá um simulador de embriaguez, demonstrando os efeitos da ingestão do álcool na percepção e capacidade de reação dos motoristas. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade interna e externa. Para os interessados, existe a possibilidade de se agendar uma visita guiada a todos os atrativos da exposição mediante contato prévio pelo e-mail teorienta@furb.br.
Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi a noite de lançamento da exposição: