De crianças a professores: público prestigia mediações de projeto que incentiva a arte tridimensional em Laboratório da FURB
Por Lucas Adriano [15/05/2025] [17 h20]
De 12 a 13 de maio, o Laboratório de Espetáculos da FURB, localizado na sala S-113 do campus 1, recebeu o projeto Imaginários Tridimensionais, uma atividade de experimentação da arte tridimensional a partir da obra interativa Canteiro de Sobras, da artista brasiliense Sofia Ramos. As ações foram mediadas pelas arte-educadoras Andrea Rosa e Deda Silveira, de forma gratuita, contando com tradução em Libras. O projeto conta com o apoio da FURB, sendo realizado pela Ativa Rede Educação e Cultura, com fomento do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Estudantes do Ensino Fundamental de escolas municipais como Professor Fernando Ostermann e Alice Thiele visitaram a Universidade de Blumenau para participar da atividade lúdica. Tudo começa quando as arte-educadoras falam dos pedaços de madeira que acabam virando sobras na construção civil, como ripas, restos de madeira para caixaria, entre outros pequenos “restos”, que podem para muitos ter como única serventia o descarte.
Os participantes são convidados a se sentar no chão e a pegar cerca de três pedaços de madeira, repletos de furos, com as mais variadas formas geométricas. Em seguida, o público pega mais quatro ou cinco pequenos pinos que fazem o encaixe ou suporte desses itens em outros pedaços e é aí que a arte vai ganhando forma coletivamente. Posteriormente, os participantes pegam uma prancheta e desenham de forma bidimensional aquilo que veem do objeto tridimensional montado por todos.
“Eu acho que é muito importante para nossa formação como arte-educadoras trazer essa questão da Arte Contemporânea. Também é interessante que isso se conectou com vivências recentes do nosso curso. Inclusive a gente acabou realizando uma instalação aqui no bloco R, muito parecida com essa ideia do canteiro de sobras” comenta Alicia Rachel Zanella, estudante de Artes Visuais da FURB.
Além das crianças de escolas da rede pública de Blumenau, o projeto abriu suas portas a professores e arte-educadores da cidade e da região, no período noturno. Estudantes de algumas turmas do curso de graduação em Artes Visuais da FURB também puderam participar conjuntamente.
Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi o andamento da atividade: