Pesquisa FURB indica que exposição crônica a herbicida pode suprimir a resposta imunológica de mamíferos
Por Camila Maurer [23/05/2025] [16 h11]
Estudo avaliou os efeitos do cialofope butílico sobre o sistema imunológico de camundongos em laboratório
Uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da Universidade Regional de Blumenau (PPGBio/FURB) investigou os efeitos do herbicida cialofope butílico sobre o sistema imunológico de mamíferos. O estudo concluiu que a exposição crônica a esse agrotóxico suprimiu a resposta imunológica de camundongos diante de uma infecção induzida. A pesquisa foi conduzida por Nicole Prada Zibell, Mestre em Biodiversidade, sob orientação da professora Isabel Daufenback Machado, Doutora em Imunologia. O projeto teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Para avaliar os efeitos imunotoxicológicos da exposição in vivo ao cialofope butílico, camundongos foram expostos a doses diversas do herbicida por via oral durante 28 dias consecutivos. Após o período de tratamento com o cialofope butículo, o sistema imunológico dos animais foi desafiado por meio da exposição à bactéria Escherichia coli. Na sequência, os animais tiveram seus pulmões (órgão alvo da infecção) avaliados quanto à resposta imunológica. Os resultados indicaram queda na migração de células de defesa para o pulmão dos camundongos, o que sugere que a exposição crônica ao herbicida teve efeito imunossupressor sobre os animais, tornando-os menos capazes de responder adequadamente à infecção. A pesquisa também identificou alterações na atividade de fagocitose dos macrófagos, células responsáveis por “engolir e digerir” invasores no organismo.
Na avaliação das pesquisadoras, os resultados ressaltam a importância de compreender de que forma a exposição crônica a agrotóxicos e outros poluentes pode alterar o modo como cada organismo é capaz de responder a ameaças, como vírus e bactérias. A realização do estudo foi aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da FURB (CEUA/FURB).
Herbicida é usado no cultivo de arroz irrigado; efeitos da exposição crônica são pouco compreendidos
O cialof
ope butílico é um agrotóxico amplamente utilizado em lavouras de arroz irrigado para o controle de plantas daninhas. Apesar de comum, os efeitos da exposição crônica a essa substância sobre mamíferos ainda são pouco compreendidos. “Os agrotóxicos são colocados no mercado com estudos não tão completos como deveriam aqui no Brasil. Nossa legislação ainda deixa algumas observações perdidas e que são muito importantes, tendo em vista que os alimentos são consumidos de forma crônica”, enfatiza Isabel Daufenback Machado, orientadora da pesquisa.
Estudos anteriores sobre o cialofope butílico indicaram que a substância pode atuar como desregulador endócrino e interferir na fertilidade e no sistema imunológico. Tais estudos, no entanto, tem avaliado os efeitos do herbicida sobre espécies aquáticas, como os peixes-zebra, ou sobre células. A escolha por analisar os efeitos sobre mamíferos em contexto de exposição crônica revela o caráter inédito do estudo conduzido por Zibell e Machado. “Iniciamos os estudos sem saber o que esperar e tivemos uma surpresa gigante com os resultados obtidos”, relata Machado.
A pesquisadora explica que estamos diariamente expostos a uma série de substâncias potencialmente prejudiciais que, em condições normais, não geram danos perceptíveis ao indivíduo. No entanto, quando o organismo é desafiado por agentes patogênicos, como vírus e bactérias, os efeitos da exposição crônica a tais substâncias podem ser determinantes. “A exposição a xenobióticos, ou seja, substâncias que estão no nosso ambiente, é extremamente importante na evolução do quadro clínico dos pacientes”, avalia. Na avaliação das pesquisadoras, tal constatação reforça a necessidade de estudar os efeitos da exposição crônica a essas substâncias em situações em que o organismo é desafiado, como infecções virais ou bacterianas.
FURB Pesquisa
O trabalho foi tema do programa FURB Pesquisa desta semana: