Vídeos explicam como acessar benefícios sociais via aplicativo

Vídeos explicam como acessar benefícios sociais via aplicativo

Foto: CMC/Mike Martins

Para levar informação a quem precisa, a professora do curso de Direito da FURB, Patrícia Krieger, em parceria com o Diretório Acadêmico Clovis Beliváquia (Daclobe), está gravando pequenos vídeos - e postando nas redes sociais – em que tira dúvidas da população sobre como acessar aplicativos digitais importantes no processo de retirada de benefícios disponibilizados pelo Governo Federal por conta da pandemia do novo coronavírus.
 
Só existe uma medida cientificamente comprovada para evitar a disseminação do novo coronavírus: o isolamento social. Essa necessidade de ficar em casa, no entanto, gerou reflexos preocupantes na economia das famílias, deixando uma parcela da população em situação de vulnerabilidade.
 
Por isso, autoridades de vários âmbitos governamentais estão criando estratégias para proteger os trabalhadores e os mais pobres. A questão, agora, é que muitas pessoas não estão conseguindo acessar os benefícios, não conhecem os aplicativos digitais que podem facilitar o processo e acabam se aglomerando em filas desnecessárias, colocando a saúde em risco.
 
“A nossa ideia é auxiliar esse trabalhador a receber o benefício e a se proteger, por isso estamos gravando vídeos para levar informação a eles. Estão sendo criadas várias medidas provisórias, como a 927 e a 936; com pagamento do coronavaucher e do Fundo de Garantia. Esses benefícios são gerenciados pela Caixa Econômica que possui aplicativos para o trabalhador acessar sem sair de casa” explicou Krieger.
 
O primeiro vídeo gravado por Krieger já está disponível na página do Diretório Acadêmico, @daclobe, e tem como tema central a Carteira de Trabalho (CTPS) digital. Segundo Krieger “se o trabalho precisa encaminhar seguro desemprego porque foi demitido, [por exemplo], e o SINE só tá atendendo com horário marcado, o trabalhador vai ser atendido muito lá na frente. Mas se ele baixa a CTPS digital, que é um aplicativo, não precisa ir no SINE, pode fazer um encaminhamento pelo app”.
 

A professora pede que todos baixem o material e distribuam entre conhecidos para chegar aos trabalhadores que precisam da ajuda. De acordo com a professora, muitas pessoas ainda não têm acesso às informações necessárias para acessar os benefícios por meio de aplicativos. Ela está montando um projeto com um grupo de alunos com intuito de tirar dúvidas da população sobre o tema via Whatsapp.