FlorestaSC lança na FURB a coleção Biblioteca da Floresta Catarinense, com foco em ampliar a divulgação científica

FlorestaSC lança na FURB a coleção Biblioteca da Floresta Catarinense, com foco em ampliar a divulgação científica

Foto: Lucas Adriano

O auditório da biblioteca do campus 1 da FURB foi palco na noite da última sexta-feira (13) do lançamento de uma nova coleção do Inventário Florístico Florestal Catarinense (FlorestaSC), para fortalecer a divulgação das suas descobertas científicas a docentes e alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Santa Catarina. O projeto para confecção da nova coleção teve início há cerca de quatro anos e contou com o engajamento de muitos docentes da FURB e de outras instituições que integram o FlorestaSC, contando com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

“Em 2021, a gente teve a felicidade de incorporar a professora Daniela Tomio na nossa equipe e submeteu um projeto que foi aprovado pelo CNPq que consiste na atualização do nosso material que a gente usa na divulgação entre o público escolar. A ideia foi criar então um grupo que elaborasse um material didático, não em base em exemplos da América do Norte, da Austrália ou da Europa, mas com exemplos, dados e informações das florestas de Santa Catarina que estão aqui na nossa frente”, afirma o professor Alexander Vibrans, coordenador do FlorestaSC.

A coleção é composta por cinco livretos, possui uma tiragem de dois mil exemplares e foi organizada pela professora Daniela Tomio, do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB. Como forma de propiciar ao público-alvo das obras uma experiência mais rica sobre a fauna e flora catarinense, foi criado também um aplicativo que mostra figuras tridimensionais de árvores e de animais que habitam o interior de galhos de árvores, por exemplo, com dados científicos sobre a planta, pequenos desafios e maior aprofundamento nos conteúdos trazidos pelos livretos ilustrados da Biblioteca da Floresta Catarinense. O aplicativo pode ser acessado por meio de um QR Code e seu desenvolvimento foi liderado por um grupo do professor Maurício Capobianco Lopes, do Departamento de Sistemas e Computação da FURB.

 

Imagem
FlorestaSC lança coleção Biblioteca da Floresta Catarinense para ampliar a divulgação científica
FlorestaSC lança coleção Biblioteca da Floresta Catarinense para ampliar a divulgação científica

 

Para que a coleção tivesse uma linguagem próxima dos profissionais da educação, houve a colaboração de docentes da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Neste grupo, professores egressos da FURB, tanto na graduação quanto na pós-graduação, colaboraram com relatos e dados de suas experiências práticas na catalogação, identificação e confecção de dados que integram o acervo do FlorestaSC.

Assista à reportagem e saiba mais sobre a Biblioteca da Floresta Catarinense: