Atendimento jurídico virtual inédito realizado no NPJ da FURB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [08/05/2020] [14 h22]
Foto: CMC
Com as atividades mantidas remotamente desde março, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou na terça, 5 de maio, o primeiro atendimento totalmente virtual. Em virtude da suspensão de atuação judicial e acadêmica de forma presencial, por conta da pandemia COVID-19, o primeiro encontro entre cliente e acadêmicos que realizam o estágio obrigatório do Curso de Direito da FURB, acompanhados pelo professor, marcou uma ação inédita.
Por meio das tecnologias oferecidas pela FURB, o atendimento a uma cliente, que tem seu processo de divórcio tramitando na Vara dos Feitos da FURB do Fórum Universitário, seguiu a protocolos procedimentais sugeridos para atuação jurídica de forma virtual.
Com o retorno dos prazos processuais determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 4 de maio, foram realizados os encaminhamentos necessários com as ferramentas à disposição do NPJ. De acordo com a coordenadora, Prof. Dra. Giselle Marie Krepsky, “além de cumprirmos com a responsabilidade pelos processos em tramitação, atendemos à função social do núcleo e da FURB enquanto universidade. No primeiro momento de adaptação, a prioridade dos atendimentos será para os casos já ajuizados e situações consideradas urgentes de clientes que já tinham hora marcada em março e abril, mas que tiveram seus atendimentos suspensos pela pandemia”.
O atendimento foi realizado a pessoa beneficiária de assistência judiciária gratuita, sem a necessidade de a professora, as acadêmicas, bem como a cliente, deslocarem-se até as dependências do Fórum Universitário, que se encontra fechado por determinação do Tribunal de Justiça catarinense.
A cliente foi atendida pelas acadêmicas da disciplina Estágio -Intervenção I (7ª fase do Curso de Direito), Helena Valentim Pillon e Maryanna Mafessoni, por meio da ferramenta Microsoft TEAMS, conforme explica a professora responsável pela disciplina, Dra. Helena de Azeredo Orselli: “o atendimento foi de extrema importância por se tratar de manifestação sobre a contestação oferecida pela parte contrária, dependendo de discussão de provas e argumentos levantados pelo requerido. Típica ocasião em que e-mails não supririam a necessidade de diálogo e troca de informações para a melhor condução do processo”.
Para as acadêmicas a experiência foi um grande desafio. A estudante Helena destaca que além de ser apenas o segundo atendimento dela durante o estágio, a virtualidade é algo totalmente diferente. Para Maryana, foi uma superação ainda maior, posto que foi a primeira vez que atendeu um cliente no estágio. Ressalta que foi uma experiência diferente de tudo que já teve durante o curso. Além de oportunidade a estagiária enxerga a ação como forma de amparo às pessoas que necessitam do atendimento.
A resposta foi positiva, com o retorno imediato da pessoa atendida elogiando a prestação do serviço. “Gostei muito, achei muito bacana a forma online, para dar andamento aos processos. Parabéns” (cliente via whatsapp do NPJ).
A partir de semana que vem, todas as turmas começarão a incluir os atendimentos virtuais nas atividades. Há todo um preparo e contato prévio realizado pelos servidores do NPJ, seguindo rigoroso protocolo de orientações prévias. Por isso, o trabalho é totalmente integrado e o esforço é conjunto.
Tudo isso só é possível porque além da virtualização dos processos, o NPJ conta com o sistema PROJURIS, que permite que professores, advogados, secretaria e estagiários tenham acesso a todas as informações necessárias para continuidade das atividades reais de forma remota. “É o aprendizado pela necessidade para todos. As ferramentas virtuais sob esse novo olhar modificarão comportamentos, procedimentos, vida pessoal e profissional. É preciso aproveitar a oportunidade oferecida pela FURB para aprender habilidades que serão exigidas do jurista seja qual for a área de atuação da vida profissional.” conclui a coordenadora Giselle Marie Krepsky.