DOUTORADO
O Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática é destinado a professores com formação em nível de Mestrado que atuam ou interessados em atuar desde a Educação Infantil até a Educação Superior, bem como, profissionais que atuam ou interessados em atuar em espaços educativos formais ou não formais.
Por ser um curso de Doutorado Profissional, o doutorando precisa desenvolver uma tese e um produto educacional originais e inovadores e que tenham relevância científica e social na área de Ensino. As pesquisas na modalidade profissional se distinguem das acadêmicas por seu foco na aplicação prática e na formação profissional. Elas devem gerar conhecimentos teórico-metodológicos voltados à práxis no Ensino e resultar na criação e avaliação de um produto ou processo educacional que responda a problemas específicos, podendo ser utilizado em diferentes níveis e espaços educativos. É fundamental evidenciar os impactos do produto/processo no contexto em que foi aplicado, demonstrando contribuições efetivas ao contexto em que se aplicam.
Processo seletivo
As inscrições para o processo seletivo ocorrem anualmente a partir do segundo semestre com publicação de edital específico.
Etapas
O processo de seleção será composto por três etapas: o Projeto, a Prova de Títulos e a Arguição Individual.
Investimento
- O investimento do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática será de 30 (trinta) parcelas de 30,5 (trinta vírgula cinco) créditos financeiros. O valor do crédito financeiro para o ano de 2025 é de R$ 71,29 (sessenta e um reais e vinte e nove centavos), portanto, a mensalidade será de R$ 2.174,35, sujeita ao reajuste anual do crédito financeiro para o ano de 2026 e seguintes.
- Curso sem taxa de inscrição.
Seleção
DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Duração: 4 anos
Carga horária: 675 h/a
Vagas: 8
Frequência: semanal, segundas e terças
Turno: integral
Local: FURB câmpus 1
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Dentre os selecionados para as vagas (por docente ou acesso especial), será gerada a lista classificatória de acordo com suas notas na Prova de Títulos, da maior para a menor, para a concessão de três bolsas de gratuidade, sendo, no mínimo, duas para egressos da graduação da FURB, nos termos Resolução FURB no 115/2017 de 6 de setembro de 2017.
Os estudantes contemplados com a bolsa gratuidade deverão ter disponibilidade para atuar, no mínimo, 20 horas em atividades presenciais semanais na Universidade, também em acordo com a resolução supracitada. Caso o estudante contemplado não tenha esta disponibilidade, a bolsa será concedida ao classificado seguinte no processo seletivo
TURMAS DO PERÍODO LETIVO CORRENTE
ALUNO ESPECIAL
Aluno especial é a modalidade de inscrição para cursar disciplinas isoladas no programa de pós-graduação.
- O candidato poderá escolher até 3 disciplinas optativas dentre as ofertadas.
- O aceite do aluno especial está condicionado à existência de vaga.
Investimento
- R$ 855,48 - para cada disciplina de 30 h/a.
- Poderá ser parcelado em até 2 vezes.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Epistemologia da Ciência - 3 créditos
Conceito de Epistemologia. Visões de mundo na criação da ciência moderna. Epistemólogos contemporâneos. Questões epistemológicas na prática docente.
Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade - 3 créditos
Relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS e os princípios teórico-analíticos do Movimento CTS. Movimentos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e sua relação com o Ensino. Mudanças nos segmentos sociais e as atitudes públicas com relação à ciência e tecnologia e a urgência de discussões em assuntos de ciência, tecnologia e educação científica. Tecnologia e Cultura Digital.
Processos de Ensinar e Aprender - créditos: 3
Ensinar e suas relações com as epistemologias dos processos de aprender. Os contextos de educação formal e não formal como espaços e tempos de aprendizagem e desenvolvimento humano. O ensino na sociedade do conhecimento.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Educação cientifica: concepções, contextos e práticas educativas - créditos: 3
Objetivos da educação científica na escola. Educação científica para equidade. Abordagens contemporâneas para educação científica. Educação científica em diferentes contextos e práticas educativas. Compreensões das áreas STEM para Educação Científica.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - créditos: 3
Ciência na pós-graduação na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Associações de pesquisa na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Pesquisas de mapeamento e revisão da produção científica. Leitura e avaliação de pesquisas no desenvolver-se pesquisador. Modalidades de pesquisa na área de Ensino. Pesquisas de intervenção e de colaboração na área de Ensino. Elementos e diretrizes para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. Ética na pesquisa aplicada em contextos educativos. Normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos.
Mídias e Tecnologias no Ensino - créditos: 3
Fundamentos e concepções em mídias e tecnologias no Ensino. Cultura Digital. Literacia em Mídias, Tecnologias e Informação para o Ensino. Competências docentes para o uso de mídias e tecnologias no Ensino. Recursos Educacionais Digitais: equipamentos e aplicações. Inovações mediadas pelas Mídias e Tecnologias para o Ensino.
Produto Educacional em Ensino de Ciências e Matemática - créditos: 3
Conceito de Produto Educacional. A relevância do produto educacional nas interfaces pesquisa-contextos educativos. Classificação dos produtos educacionais. Fases de desenvolvimento do produto educacional. Comunicação científica do produto educacional na dissertação/tese. Divulgação científica do produto educacional para contextos educativos. Portais e Bibliotecas de Produtos Educacionais. Aspectos éticos e de autoria no desenvolvimento do produto educacional.