Universidade marca 56 anos com mais informação pela FURB FM

Universidade marca 56 anos com mais informação pela FURB FM

Foto: Mike Martins

Neste dia 2 de maio a Universidade Regional de Blumenau (FURB) completa 56 anos e para compartilhar com a comunidade um pouco mais de suas realizações, a instituição oferece a partir de segunda-feira, 4 de maio, mais informação de hora em hora, agora ao vivo, pela rádio FURB FM (107,1). A nova programação radiofônica foi sendo testada no período de quarentena pela equipe de Jornalismo.
 
As produções estão sob responsabilidade da Central Multimídia de Conteúdo (CMC) da FURB, que há um ano passou a integrar as ações da TV, da rádio, da assessoria de imprensa e produções jornalísticas para o site e redes sociais. Neste período de isolamento está trabalhando remotamente a todo vapor para levantar informações relevantes sobre os mais diversos assuntos, incluindo a pandemia do novo coronavírus e as realizações universitárias.
 
Desde que assumiu a reitoria, em 2019, a gestão liderada pela professora Marcia Sardá Espindola e o vice-reitor Joaõ Gurgel solicitaram à CMC mais dinamismo informativo na rádio. Desse modo, foi iniciado no ano passado o Hora Certa da Notícia, programa com boletins produzidos pelo estudante estagiário de Jornalismo Thiago Gomes. A partir de agora essa produção será incrementada com mais tempo e entradas ao vivo com a presença de jornalistas que integram a CMC, de hora em hora, de 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
 
Dos estúdios da FURB FM, ao vivo, os jornalistas Camila Boullosa e Giorgio Guedin e o graduando Thiago Gomes revezam o microfone para levar notícias do Brasil, da FURB e do mundo para quem acompanha o Hora Certa da Notícia seja pelas ondas do rádio, por aplicativo de celular ou pela internet (www.furb.br/furbfm).
 
Os assuntos são os mais diversos possíveis: áudios do prefeito de Blumenau com atualização de dados sobre a pandemia em Blumenau, live ao vivo com o governador de Santa Catarina, previsão do tempo, opinião dos professores e pesquisadores da FURB, política, economia, cultura, ciência e, claro, informações sobre o funcionamento da universidade nesse período.
 
Trata-se de um momento em que jornalistas do mundo todo estão coletando dados e repassando de maneira responsável à população, não só sobre os casos de COVID19, mas também sugerindo novas formas de viver um cotidiano permeado pelo isolamento social e conectando pessoas. Além disso, o rádio continua sendo um importante veículo de aproximação e interação. 
 
“Começamos os testes com o Hora Certa da Notícia ao vivo ainda em abril para fazermos avaliações técnicas e adaptações. A experiência tem sido muito legal. Assim prestamos um serviço à população e levamos isso a sério, cumprindo com a missão educativa de nossa rádio universitária. Cuidamos de quem está em casa, mas também da nossa equipe, que está tomando os devidos cuidados, trabalhando de máscara e evitando aglomerações”, ressaltou Roseméri Laurindo, professora da FURB e coordenadora da Central Multimídia de Conteúdo.
 
Para a jornalista Camila Boullosa, que faz produção de conteúdo para entradas aos vivo, essa é uma oportunidade ímpar de levar informação de qualidade para as pessoas. Camila comentou: “aqui na FURB temos especialistas em muitas áreas. Vamos levar discussões interessantes aos ouvintes da rádio”. Ela também ressalta que por esse meio o conhecimento gerado por professores e pesquisadores poderá alcançar mais pessoas.
 
Uma das reportagens que vai ao ar nesta segunda-feira, 4 de maio, por exemplo, produzida na central multimídia, é sobre um curso intensivo de intubação orotraqueal oferecido a profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavirus, promovido por meio de uma parceria entre a Universidade e Secretaria de Saúde de Blumenau. “É uma ação muito importante. Conversamos com os professores responsáveis pelas aulas, com o vice-reitor da FURB e com o secretário de promoção à saúde de Blumenau”, conta Giorgio Guedin, jornalista que fez as entrevistas.
 
A nova programação do Hora Certa da Notícia é um dos presentes que a FURB preparou para a comunidade no mês de comemoração do aniversário de 56 anos da instituição. Informação com qualidade é uma das marcas do jornalismo feito na Universidade.
 
Quem quiser acompanhar as matérias e o cotidiano da equipe da Central Multimídia de Conteúdo pode acessar o FURB Notícias, no site da FURB, o canal da TV no Youtube, no Facebook e o instagram oficial da FURB, @furboficial e o da rádio, o @furbfm. “Nós gostamos de interação, estamos sempre esperando novos comentários nas mensagens das nossas redes para comentarmos no ar”, disse Camila Boullosa.
 
A FURB FM possui um aplicativo gratuito para celular, tanto em versões IOS, quanto Android.